Iniciativa realizada em parceria com a ETEC, em Ilha Solteira (SP), oferece curso gratuito, com direito à apoio educacional mensal e possibilidade de atuação no setor elétrico
A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, reforçando seu compromisso com as comunidades onde está presente, vai fortalecer o ensino técnico na região de Ilha Solteira (SP). A empresa acaba de anunciar a abertura das inscrições para o Projeto Nova Geração, iniciativa voltada à formação de profissionais técnicos para atuação no setor de geração de energia elétrica. O programa é realizado em parceria com a ETEC Ilha Solteira, vinculada ao Centro Paula Souza.
Com duração de seis meses e carga horária total de 960 horas, o curso vai oferecer formação gratuita, combinando conteúdos teóricos e compartilhamento de conhecimentos práticos, além de desenvolvimento de competências interpessoais. Ao todo, serão 30 vagas. Na primeira etapa, com duração de quatro meses, as aulas serão ministradas pela ETEC, com foco na base técnica. Já na segunda fase, com dois meses de duração, parte dos participantes terá a oportunidade de aprofundar o aprendizado com profissionais da CTG Brasil, em uma formação mais próxima da realidade operacional de usinas hidrelétricas.
Podem se inscrever no projeto Nova Geração profissionais que já possuem formação técnica nas áreas de Eletrotécnica, Eletrônica, Eletroeletrônica ou Mecânica, com idade mínima de 18 anos e disponibilidade para participação presencial em período integral na unidade da ETEC de Ilha Solteira.
Os participantes selecionados receberão apoio educacional mensal no valor de R$ 1.500, formação gratuita, e almoço durante o curso. Ao final da formação, os participantes que concluírem o programa com aproveitamento receberão certificação e poderão ser considerados para oportunidades na CTG Brasil.
“O Projeto Nova Geração reforça o compromisso da CTG Brasil com o desenvolvimento das comunidades onde está presente. Ao conectar educação técnica e promover a troca com profissionais experientes, a iniciativa contribui para ampliar oportunidades e fortalecer o futuro da geração de energia no País”, afirma Raphaela de Paula Machado, Gerente de Aquisição de Talentos e Aprendizagem Corporativa da CTG Brasil.
“Essa parceria com a CTG Brasil reforça o papel da ETEC na formação de profissionais qualificados, ao aproximar o ensino técnico da prática do setor elétrico. O Projeto Nova Geração proporciona uma experiência completa aos participantes, combinando conhecimento técnico e vivência prática, o que fortalece a formação e amplia as oportunidades no mercado de trabalho”, reforça Carolina de Oliveira Silva, Coordenadora do curso Técnico em Eletrotécnica da ETEC de Ilha Solteira.
O processo seletivo será realizado em etapas, incluindo inscrição online, seleção e divulgação dos aprovados, seguida de matrícula no curso. O início das aulas está previsto para setembro de 2026. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site oficial da CTG Brasil: https://www.ctgbr.com.br/projeto-nova-geracao/.
Mais informações sobre o programa também estarão disponíveis na página dedicada ao Projeto Nova Geração.
Serviço
Projeto Nova Geração
- Inscrições: https://www.ctgbr.com.br/projeto-nova-geracao/.
- Período: 22/06/2026 a 09/07/2026
Sobre a CTG Brasil
Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 15 usinas hidrelétricas, 12 parques eólicos e um complexo solar, com capacidade instalada total de 9 GW. Criada em 2013, é controlada indireta da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.
Sobre a ETEC
Fundada em 1994, a Etec de Ilha Solteira, unidade do Centro Paula Souza, é referência em educação profissional pública, gratuita e de excelência. Com foco na formação humana, científica e tecnológica, prepara profissionais críticos, inovadores e qualificados por meio da integração entre teoria e prática, contribuindo para o desenvolvimento industrial e energético da região e consolidando-se como um importante polo de formação técnica do noroeste paulista.




