10/05/2006 07h54 – Atualizado em 10/05/2006 07h54
EFE
Ao menos três pessoas morreram –entre elas uma mulher grávida– e outras 16 ficaram feridas devido à explosão de uma bomba em uma cafeteria na região muçulmana do sul da Tailândia, informou a polícia nesta quarta-feira, 10. A explosão da bomba, ativada por um telefone celular, aconteceu em um dos principais mercados atacadistas de Pattani, capital da Província de mesmo nome, no momento em que um caminhão militar estava parado em frente ao local.
Fontes do hospital de Pattani informaram que, entre os 16 feridos no atentado, estão seis soldados do Comando de Intendência. Dois deles se encontram em estado crítico. O delegado da cidade, Prasert Chanwasang, disse que a bomba foi colocada em uma moto estacionada ao lado do caminhão, que estava sendo carregado com mantimentos. Os três mortos –duas mulheres e um homem– eram civis que estavam no terraço da cafeteria.
Na segunda-feira, 8, duas pessoas foram assassinadas e outras sete, entre elas dois soldados, ficaram feridas em dois ataques de rebeldes, também na província de Pattani. A Tailândia anexou há um século o antigo sultanato de Pattani, na fronteira com a Malásia, atualmente dividido em três províncias: Pattani, Yala e Narathiwat. Cerca de 1.350 pessoas já morreram por causa da violência na região, desde que o movimento separatista islâmico retomou a luta armada em janeiro de 2004.