09/05/2006 08h12 – Atualizado em 09/05/2006 08h12
Agência Senado
A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos ) examina, na primeira parte de sua reunião desta terça-feira (9), a mensagem presidencial que indica o nome do economista Mário Magalhães Carvalho Mesquita para o cargo de diretor de Estudos Especiais do Banco Central. Em seu parecer favorável à indicação, a senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) destaca que o economista, de 40 anos de idade, possui qualificação acadêmica e experiência profissional adequadas ao exercício do cargo.
Antes de sua indicação, Mário Carvalho Mesquita estava exercendo o cargo de diretor setorial de Febraban (Economia da Federação Brasileira de Bancos), bem como o de economista-chefe para a América Latina do Banco Real ABN Amro, cargo que ocupava desde abril de 2005.
A CAE examina, também, a mensagem presidencial indicando o economista Paulo Vieira da Cunha para exercer o cargo de diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central em substituição a Alexandre Schwartsman. Paulo Vieira da Cunha nasceu em São Paulo (SP), em 1948, e, antes de sua indicação, exercia o cargo de diretor-gerente do banco HSBC, em New York (EUA), desde 2003, na posição de chefe de pesquisa e principal economista para a América Latina, onde gerenciava grupo regional de 12 pessoas, com responsabilidade pela análise da situação do Brasil.
O economista também atua como professor visitante do Instituto de Estudos Latino-Americanos da Sipa (sigla em inglês, Escola de Assuntos Públicos Internacionais), da Columbia University de New York (EUA), onde se ocupa do ensino e pesquisa em macroeconomia aplicada, com enfoque no Brasil e no México.