30.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de setembro de 2025

Cultive as ‘bactérias do bem’

09/05/2006 09h17 – Atualizado em 09/05/2006 09h17

Terra

Estresse, exagero em atividades físicas e má alimentação podem destruir as chamadas ‘bactérias do bem’ que existem no organismo. A eliminação dessas bactérias provoca um desequilíbrio e diminui a capacidade do sistema imunológico. Uma maneira de garantir uma saúde equilibrada é ingerir alimentos ou suplementos probióticos, ou seja, esses microorganismos vivos.
A nutricionista Elaine Cristina Moreira, especialista em fisiologia do exercício e doenças crônicas, explica que essas bactérias que protegem o organismo estão localizadas, principalmente, na mucosa intestinal.
“Não se trata de uma super bactéria, mas de uma interação eficiente de diversos microorganismos. Quando acontece algum desequilíbrio ou a pessoa toma laxante essa mucosa descama expelindo muitas bactérias que o corpo não consegue repor”.
Elas estimulam o sistema imunológico combatendo outras bactérias que são nocivas ao organismo, produz um ácido graxo que ajuda na redução do colesterol, reduz o risco de desenvolvimento de câncer e produz vitamina K, que é responsável pela aglutinação do sangue ¿ mecanismo que forma a placa que estanca o sangue quando há ferimentos.
“Elas também evitam gripes repetidas, a síndrome do intestino irritável e doenças como a gastroenterocolite aguda (Geca). Além disso, melhoram a aparência, principalmente a pele e os cabelos”, complementa Elaine.
Para garantir que as ‘bactérias do bem’ ajam no organismo é preciso criar condições para que elas se desenvolvam. Por isso uma alimentação saudável e a ingestão de líquido são muito importantes.
Além disso, os suplementos probióticos (cápsulas que contém esses microorganismos vivos) e alimentos como alguns tipos de iogurte como o caseiro ou marcas como Activia e Yakult, ajudam a manter a saúde equilibrada.
As cápsulas probióticas são encontradas em lojas especializadas em suplementos esportivos. Elas não têm contra-indicação e podem ser consumidas diariamente. A nutricionista orienta a ingestão de uma cápsula por dia ou até três quando o organismo está muito debilitado. O ideal é tomar esse suplemento pelo menos 30 minutos antes da refeição. “Mas o ideal é sempre buscar orientação de um especialista”, destaca.
Mulheres com secreção vaginal podem acabar com esse incômodo com a ajuda desses suplementos colocando o conteúdo do interior da cápsula no canal vaginal.
Elaine alerta que não adianta consumir iogurtes que contém esses microorganismos vivos se o produto não for refrigerado adequadamente. O mesmo vale para o suplemento em cápsulas. Eles devem estar armazenados em local refrigerado nas lojas. “A variação de temperatura mata os microorganismos”, frisa.
ServiçoNutricionista: Elaine Cristina MoreiraContato: [email protected]
Suplemento probiótico: em cápsulasPreço: 100 cápsulas custam em média R$ 80,00Onde comprar: Em lojas especializadas em suplementos esportivos

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.