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sábado, 13 de setembro de 2025

Estado é pioneiro no atendimento a superdotados

02/05/2006 15h29 – Atualizado em 02/05/2006 15h29

Bonito News

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul é também pioneiro em projeto de atendimento a alunos com superdotação. O Programa Estadual de Formação de Profissionais e Atendimento aos Alunos com Altas Habilidades/Superdotação foi instituído em dezembro de 2005 pelo governador Zeca do PT. O estudante da EE Sidrônio Antunes de Andrade, de Sidrolândia, Felippi Crominski Magalhães, 15 anos, é o primeiro identificado pelo programa. Felippi, que é aluno do primeiro ano do ensino médio, chamou a atenção das autoridades públicas devido ao bronze obtido nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas – Obmep 2005. Mas ao contrário do que parece, que Felippi somente foi identificado pela exposição midiática, o programa prevê um trabalho diretamente com as escolas, desenvolvendo ações interinstitucionais de formação de professores, além do atendimento aos alunos. Os professores são os responsáveis para localizar esses alunos. O secretário de Educação Hélio de Lima declarou que os alunos que apresentam superdotação não precisam de salas especiais, entretanto, é necessário um atendimento diferenciado, para que eles não sejam prejudicados. A técnica da Secretaria de Educação (SED) e coordenadora do projeto, Márcia Benevides, disse que alunos com superdotação “são tidos como diferentes, muitas vezes até excluídos, e têm seu potencial subaproveitado”, daí a importância do projeto. Felippi ainda reside no município de Sidrolândia, mas o programa está articulando a sua transferência para a Capital. Em Sidrolândia, além de estar com dificuldades de acompanhamento, por estar num nível mais avançado, as aulas não são diárias. Em Campo Grande, Felippi deverá continuar freqüentando o ensino regular, porém diariamente e com atendimento específico. O planejamento do projeto foi iniciado em 2004 quando houve cadastramento informal de crianças que apresentava indícios de altas habilidades, estão cadastrados 189 alunos da rede estadual em todo o Estado, dados de janeiro de 2006. Dessas, seis estão sendo avaliadas individualmente, informou a técnica da SED, psicóloga Noélia de Fátima Silva. Parceria – O secretário de Educação explicou que desde quando Zeca assumiu o governo, em 1999, decidiu que trabalharia em parceria com organizações não-governamentais para desenvolvimento da educação especial. Hélio de Lima disse ser imprescindível a parceria com as instituições que já desenvolviam projetos nessa área. Nessas parcerias o governo entra com a cessão de professores, num total de 832 em todo o Estado, com inequívoca prioridade para a parte educacional. O trabalho referente ao setor de saúde e assistência social fica a cargo das secretarias municipais. Lima disse que somente com entidades especializadas o governo é conveniado com 82 instituições.

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