35.9 C
Três Lagoas
sábado, 13 de setembro de 2025

Vacinação dos Povos Indígenas tem abertura nacional em MS

20/04/2006 15h16 – Atualizado em 20/04/2006 15h16

MS Noticias

Mais de 16 mil indígenas em Mato Grosso do Sul devem ser vacinados na campanha da Vacinação dos Povos Indígenas, realizada pela Coordenação Regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O lançamento da campanha acontece no dia 24, às 13 horas, na aldeia Pirajuí, na sede da Missão Evangélica Unidas, em Paranhos.

O evento conta com o apoio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização (Cgpni) do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Em Mato Grosso do Sul, conta com o apoio ainda da Secretaria Estadual de Saúde e das prefeituras dos municípios envolvidos.

No Estado, a vacinação será levada a 21 aldeias, de seis pólos indígenas. Para esse ano, a prioridade é levar a campanha em aldeias de fronteira, de difícil acesso e com baixa cobertura vacinal. Serão vacinadas crianças indígenas de zero a quatro anos de idade, mulheres em idade fértil, gestantes e adultos acima de 60 anos.

“A vacinação é uma das mais importantes ações de saúde pública porque previne inúmeras doenças”, analisa o coordenador regional da Funasa no Estado, Pedro Paulo de Siqueira Coutinho.

Em Mato Grosso do Sul, a previsão é atender 2.637 crianças, 3.874 mulheres e 1.126 idosos. A imunização acontece de 24 de abril até 26 de maio em todo o país, abrangendo 21 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) localizados em 12 estados. Ao total, pretende-se vacinar 37,6 mil indígenas, de 103 etnias que vivem em 992 aldeias.

As vacinas disponibilizadas são as do calendário básico de vacinação indígena tais como poliomelite, tetravalente, hepatite B, tríplice viral, dupla adulto, BCG, pneumococo 23, varicela, febre amarela e influenza. Este ano, a campanha inclui, ainda, duas novas vacinas: rotavírus e pentavalente (que previne contra o tétano, difteria, coqueluche, hib e hepatite B).

Para abertura, em Mato Grosso do Sul, foram convidadas autoridades nacionais, regionais, locais e também representantes da Saúde do Paraguai. Pela Funasa Nacional, estarão presentes o presidente da Funasa Nacional, Paulo Lustosa, o diretor do Departamento de Saúde Indígena (DESAI) da Funasa Nacional, José Maria de França, a coordenadora geral de Atenção à Saúde Indígena da Funasa Nacional, Irânia Maria da Silva Ferreira Marques, coordenadora nacional do Programa de Imunização da Funasa, Luiza de Marilac, a chefe da Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde, Luiza Melo, e o diretor nacional do Vigisus, William Pimental.

Da Funasa no Estado, estarão o coordenador regional da Funasa no Estado, Pedro Paulo de Siqueira Coutinho, o chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Wanderley Guenka, e a coordenadora de Imunização do DSEI, Elaine Miranda, a chefe da Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde, Natalina Campos, além de chefe e técnicos do Pólo-Base Indígena da Funasa em Paranhos.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.