19.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Gerações futuras vão poder viver mais de 120 anos

15/03/2006 17h06 – Atualizado em 15/03/2006 17h06

Dourados News

A medicina moderna está redefinindo a expectativa de vida humana e em breve pode permitir que as pessoas ultrapassem o limite atual, de 120 anos, disseram hoje especialistas. Acreditava-se que houvesse algum tipo de limite interno para a sobrevivência, mas um grupo de cientistas que se reuniu na Universidade de Oxford para uma conferência sobre a extensão da vida aposentou de vez esse conceito.

Paul Hodge, diretor do Programa de Política de Gerações de Harvard, afirmou que os governos de todo o mundo, que já sofrem com crises na previdência pública, com o envelhecimento da força de trabalho e com o aumento dos custos do atendimento médico, têm de enfrentar o desafio já. “A expectativa de vida vai aumentar significativamente, e as políticas atuais vão se comprovar totalmente inadequadas”, previu ele.

Ainda há discussões sobre até quando irá a expectativa de vida e com que rapidez ela vai aumentar, mas a tendência está clara. Richard Miller, da Faculdade de Medicina da Universidade de Michigan, disse que testes em ratos e camundongos — geneticamente semelhantes aos seres humanos — mostraram que a expectativa de vida pode ser ampliada em 40 por cento apenas pela limitação do consumo calórico.

Transferido para os seres humanos, isso significaria que a expectativa de vida média nos países desenvolvidos passaria de quase 80 anos para 112 anos, sendo que muitas pessoas viveriam bem mais que isso, de acordo com reportagem distribuída pela agência Reuters.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.