09/03/2006 17h06 – Atualizado em 09/03/2006 17h06
Globo Online
A indústria de chocolate aumentou a produção de ovos de Páscoa para este ano. Os fabricantes esperam vender até 5% mais do que no ano passado, segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). Neste ano, os ovos estarão 7% mais caros. – Muitos ovos estão com os preços estáveis. Os ovos tamanho médio (entre 200g e 500g) por exemplo ainda custam, em média, de R$ 8 – afirmou o presidente da Abicab, Getúlio Ursulino Netto. Os consumidores encontrarão muitas novidades nos supermercados. A maioria dos lançamentos é voltado ao público infantil-vários ovos de Páscoa terão o licenciamento de personagens de desenho animado. São 130 lançamentos para todos os gostos – 30% a mais do que no ano passado. Na Lacta, as novidades são o ovo da Barbie, para as meninas, e o Rumo ao Hexa, de 200 g cada, com preço sugerido entre R$ 12,99 e R$ 15,99 cada um. Há também o lançamento com foco na responsabilidade social, como o Coelho Pascoal AACD, de 50g (R$ 3,49) e 120g(R$ 8,75). Na Nestlé, o forte são os ovos da boneca Polly (o consumidor ganhará minibonecas), do Batman (com Batmóvel), e Meninas Super-Poderosas (com anel e batom), em média R$ 16. Há até ovo recheado com sorvete Gianduia, a R$ 18,20. Já a Garoto – que não informa preços -, aposta nos ovos do Quarteto Fantástico, Madagascar e bonecas Bratz, para atrair a criançada. Cerca de 20,4 mil toneladas, ou 100 milhões de ovos, serão vendidos neste ano. Outras 3,5 mil toneladas de cobertura de chocolate foram produzidas para fabricantes artesanais (os chocolates caseiros). – O Brasil é o quinto maior consumidor mundial de chocolate. Nesta época do ano, o consumo dobra – explica o presidente da Abicab. A expectativa é que durante a Páscoa, sejam criados 25 mil vagas temporárias. O setor deve faturar R$ 612 milhões– 8,6% mais que 2005.”