08/03/2006 07h46 – Atualizado em 08/03/2006 07h46
BBC Brasil
Os corpos de 18 homens foram encontrados nesta quarta-feira, 8, dentro de um mini-ônibus na capital do Iraque, Bagdá, segundo a polícia do país. O veículo abandonado teria sido encontrado por um policial. Os cadáveres estariam amarrados e com vendas nos olhos.
Tem sido registrado um aumento da violência no Iraque desde um atentado a um santuário xiita na cidade de Samarra no dia 22 de fevereiro. Foram encontrados em seguida vários corpos de pessoas que teriam sido torturadas e executadas, no que pareceu um confronto entre a maioria de muçulmanos xiitas e a minoria de sunitas.
Guerra civil
O local onde os corpos foram encontrados hoje, o bairro de Amriya, é um reduto da insurgência sunita. A polícia disse que junto com os corpos não haviam documentos de identificação. Nenhum dos mortos estava vestido com roupas militares. Fontes hospitalares disseram à agência de notícias Associated Press que as mortes pareciam recentes e que duas das vítimas pareciam ter sido mortas com tiros e as outras, estranguladas.
Desde o atentado em Samarra, mais de 400 pessoas já morreram em choques que levantaram temores de que uma guerra civil já estaria acontecendo no Iraque. O embaixador norte-americano no Iraque, Zalmay Khalilzad, disse na terça-feira, 7, que o país permanece vulnerável e que os insurgentes estão aproveitando o clima de insegurança causado pela explosão em Samarra. “Existe um intuito organizado de provocar uma guerra civil”, disse ele.