04/03/2006 08h20 – Atualizado em 04/03/2006 08h20
Correio do Estado
Uma turma de 41 novos sargentos reforçará as unidades do Corpo de Bombeiros de Campo Grande e do interior do Estado. A solenidade de formatura foi realizada ontem pela manhã, na sede do Comando-Geral da Corporação, na Rua Fernando Augusto Corrêa da Costa, Jardim América.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Braga, foi o patrono da turma. A formatura, paraninfada pelo deputado federal Vander Loubet, encerrou um curso de sargentos, ministrado pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap), e que teve duração média de dez meses, numa carga horária de aproximadamente 1.800 horas/aulas.
Por ocasião da formatura, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Freud Jacques Teixeira, destacou a valorização do homem bombeiro pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública, observando que pelo menos 41% do efetivo de praças já receberam promoção, a cabo e sargentos. Ainda segundo ele, isso reflete de forma bastante significativa na qualidade do atendimento à população.
Ocorrências
O comandante ressaltou, ainda, que o volume de atendimento de ocorrências também cresceu, saltando de 46.361 em 2004 para 60.532 em 2005, o que representou uma elevação de 30,5%. O coronel Freud Teixeira lembrou que a superação da marca de 50 mil atendimentos implica também em dizer que a cada nove minutos o Corpo de Bombeiros está atendendo uma ocorrência.
O oficial agradeceu a atenção que o secretário Antônio Braga vem dando ao Corpo de Bombeiros, principalmente à sua expansão. Ele observou que além da compra de novos equipamentos, que tem sido priorizada pela Sejusp, somente no mês passado, a secretaria estendeu o atendimento da Corporação às cidades de Chapadão do Sul e Amambaí, a partir de convênios com as prefeituras locais. Para este mês já estão previstas outras parcerias, ampliando os serviços de bombeiros nos municípios de Aparecida do Taboado e Paranaíba, Naviraí, Costa Rica e Bonito.