22/02/2006 15h37 – Atualizado em 22/02/2006 15h37
INVERTIA
A Coca-Cola apresentou ontem, em Ribeirão Preto, a Aquarius, água chamada pela companhia de “saborizada”. Transparente, sem gás e zero de caloria, o novo produto será comercializado em embalagens plásticas de 510 mililitros, nos sabores limão e laranja.”O público-alvo é bastante sofisticado, composto por pessoas das classes A e B, com idade de 25 a 39 anos”, diz Aldo Fernandes Júnior, diretor-superintendente da Companhia de Bebidas Ipiranga (CBI), engarrafadora Coca-Cola de Ribeirão Preto e a primeira a produzir a Aquarius no Brasil.Segundo Fernandes Júnior, “a Aquarius é o primeiro produto de uma série de lançamentos da Coca-Cola previstos para este ano, sempre voltados à saúde e bem-estar”. Um dos lançamentos deverá ser a versão sem aroma e gaseificada da Aquarius.A Coca-Cola não divulgou previsões de mercado para a Aquarius. “Funcionamos (a CBI) como uma espécie de incubadora de produtos. Daqui, eles vão para outros lugares, onde poderão ou não ser produzidos, conforme a demanda”, diz Fernandes Júnior.Foi o que aconteceu, por exemplo, com Schweppes, Nestea, sucos Kapo, água Dasani, Coca-Cola Club e Soccer Ball, cuja produção começou por Ribeirão.Não é à toa, portanto, que a CBI é líder na produção de SKU, sigla de “stock kleping units”. Com a produção de quase uma centena de itens diferentes, é uma das mais diversificadas engarrafadoras Coca-Cola.O preço da Aquarius ainda não foi divulgado mas, por se tratar de produto premium, custará mais do que as águas convencionais. O gerente de marketing da CBI, Marcos Almeida, diz acreditar que, em alguns anos, a fatia de mercado da Aquarius no Brasil aproxime-se da participação na Argentina, onde representa 30% das vendas de água engarrafada. A Aquarius também é vendida na Europa.