14/02/2006 15h33 – Atualizado em 14/02/2006 15h33
Agora MS
O heptacampeão de Formula 1, o alemão Michael Schumacher, lançou em seu site oficial uma pesquisa para saber quem é o melhor piloto: ele próprio ou Ayrton Senna, tricampeão da categoria.
Porém, mesmo “jogando em casa”, o alemão está perdendo feio: Senna levou 79,3% de votos e apenas 16,6% foram para Schumacher. Outros 4,1 % votaram nos dois.
Para Lito Cavalcanti, comentarista do Sportv, eles estabeleceram um padrão de comportamento onde são totalmente obcecados pela atividade e com isso são os melhores pilotos da história da categoria.
- Eles têm estilos tão parecidos que até quando o Senna se vingou de Alain Prost, fechando-o no Grande Prêmio de Japão, em Suzuka, Schumacher fez igual com Damon Hill, ao atravessar o carro na frente do piloto inglês, no Grande Prêmio da Austrália, em Adelaide. Com certeza são os dois melhores de todos os tempos, e com o Senna na primeira colocação – comentou.
Para o Bicampeão da Stock Car, Giuliano Losacco, são dois pilotos sensacionais.
- Para mim são grandes pilotos. Estão no mesmo nível, mas o Senna leva vantagem por ter competido com rivais à altura, pois correu com outros campeões mundias e o Schumacher não. São impressionantes. Como sou brasileiro acho o Senna melhor.
Nelsinho Piquet, filho do Tricampeão mundial, Nélson Piquet, votaria no alemão como o melhor de todos os tempos.
- Schumacher é rápido, muito técnico, tem excelente preparo físico e é muito comprometido.
Já Fred Sabino, colunista do Lancenet, acha que o mundo perdeu, provavelmente, o maior duelo da história da Formula 1.
- Seria sensacional! O Senna era mais talentoso, mais veloz. Já o Schumacher era mais regular, só que não teve em sua carreira nenhum adversário a altura. O ponto a seu favor, foi a brilhante renovação que comandou na Ferrari, conseguindo colocar toda a equipe ao seu dispor. Sem dúvida são dois pilotos sensacionais, que infelizmente não durou muito tempo – analisou.
Se apenas os números forem levados em conta, o alemão é disparado melhor. Foram 84 vitórias e 64 poles positions, com sete títulos mundiais. Já Senna teve 41 vitórias e 65 poles positions, recorde que se mantém até hoje. Só que nos três anos em que se enfrentaram, mesmo em momentos opostos, os números são favoráveis ao brasileiro.
Em 1991, ano em que Senna sagrou-se tricampeão, Schumacher, que entrou no fim da temporada, não venceu nenhuma corrida. Em 92, foram três vitórias de Senna, contra uma do alemão. No último ano de Senna na McLaren, em 1993, ambos corriam com motor Ford e mais uma vez o brasileiro obteve mais vitórias: 5 a 1. Quando se transferiu para a Williams em 1994, Senna e Schumacher disputaram apenas três corridas, com três vitórias do alemão.



