01/02/2006 20h11 – Atualizado em 01/02/2006 20h11
Web Motors
Os ingleses construíram a fama de serem adeptos do humor fino, sutil e, na maioria das vezes, dão prova disso no dia-a-dia e nas artes cênicas. Por outro lado, são um dos povos mais fanáticos por automóveis e, em particular, automobilismo de competição. Dessa vez decidiram contrariar as eternas discussões sobre a beleza de linhas e a estética dos carros e organizaram um ranking invertido. Qual, na sua opinião, é o veículo mais feio?A idéia da pergunta nasceu no site da Cardata (http://www.cardata.co.uk), a maior empresa da Inglaterra de serviços de marketing, especializada na comercialização de carros usados, fundada em 1981. Eles resolveram lançar uma enquete entre os visitantes do site para descobrir que modelos vendidos no país, no momento ou no passado recente, poderiam se destacar por desprezar a estética e o bom gosto. A escolha empolgou mais de 1.500 internautas votantes. Cada um deles elegeu um só modelo a fim de formar uma classificação geral entre os mais votados.O coordenador da pesquisa, Andrew Sobell, fez questão de ressalvar: “Naturalmente, os resultados são muito subjetivos. Nunca podemos esquecer de que quem ama o feio, bonito lhe parece.”O vencedor, com quase 30% dos votos, não deixou margem a dúvidas. O Ssangyong Rodius, um utiliário esporte de sete lugares, destacou-se pelo conjunto da obra, ou seja, considerado absolutamente feio de frente, de perfil e por trás. Interessante que não foram os coreanos os responsáveis diretos pelas linhas do Rodius e sim um inglês. Ken Greenley, o estilista, até possuía credenciais, pois chefiava um curso de desenho de carros no Royal College of Art, em Londres. Certamente deixou de chefiar.Em segundo lugar ficou o Fiat Multipla, único hatch de seis lugares do mundo, sem muitas discussões e conquistando perto de 20% dos votos. Alguns proprietários bem-humorados, mas que gostavam da praticidade deste multivan, chegavam a colar adesivos na traseira: “Você precisa ver como é a frente”. De fato, esse era o pior ângulo. O fabricante se convenceu e redesenhou no ano passado toda a parte frontal, agora palatável.Para comprovar que dinheiro não traz (sempre) felicidade, o terceiro colocado foi o supersedã alemão Maybach, uma marca da DaimlerChrysler, cujo preço está na casa dos US$ 500 mil e com impostos chegaria ao Brasil por algo em torno de R$ 3 milhões. O carro prima pela desarmonia, em especial a parte traseira realmente estranha. Mereceu estar no degrau mais baixo do pódio.O Chrysler PT Cruiser terminou empatado na quarta colocação com o Ford Scorpio, este já retirado de produção. Aí podem surgir debates acalorados, já que o modelo americano faz relativo sucesso nos EUA, mas parece que passou muito longe do gosto dos europeus.O pequeno Suzuki Liana aparece na sexta posição, com o Rover 75 em sétimo. A Kia aparece duas vezes – na oitava posição com o Rio e na última, com o Sedona (Carnival). O Renault Mègane II ficou com o nono lugar, graças à sua traseira de linhas, digamos, polêmicas.O Ssangyong Rodius é o modelo na foto do cabeçalho desta matéria. As demais fotos ao lado seguem a ordem de colocação no ranking, a partir do Fiat Multipla.