14.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 30 de junho, 2022
InícioCaderno PerfilPerfil da GenteA arte nas ruas de Três Lagoas para quem gosta de contemplar...

A arte nas ruas de Três Lagoas para quem gosta de contemplar a natureza

Artista destaca que pinturas com cores quentes, abstrato, paisagem e os pássaros sempre estiveram presentes em sua vida

Por Nathalia Pelzl e Ricardo Ojeda

Quem passa por alguns pontos de Três Lagoas, como em frente do Sandrinho Papelaria, Mundo da Chipa, entre outros locais da cidade vai poder contemplar a natureza, como paisagens, flores e pássaros da fauna pantaneira gravado nas paredes e muros de algumas empresas.

A gravura é tão linda que não tem como não parar para uma selfie, ou mesmo um registro para eternizar nas redes sociais.

Tudo isso é possível, graças ao talento, criatividade e o dinamismo de um artista que chama a atenção por onde deixa sua obra, com cores vibrantes e quadros que dão a sensação de realidade.

AUTODIDATA

E dessa forma que podemos perceber as obras do artista Hariym Francisco Teixeira, conhecido como Hariym Teixeira, 57 anos.

Natural de Guaraçaí, São Paulo, ele adotou Três Lagoas em 1970.  Ao Perfil News, Hariym destaca que aprendeu a pintar sozinho, assim como a mãe, Wanita Leão Teixeira, artesã, artista, autodidata.

“Morávamos no sítio, com 10 anos, meus avós paternos venderam e vieram pra cidades. Meus pais ficaram. Meus avós, então, matricularam eu e meu irmão mais velho na escola. A partir daí sempre tive interesse e vontade de estudar artes, frequentar museus”, relembra.

Também nesta época que Hariym começou a explorar seu talento. “Fui fazendo meus desenhos em papelão, em carvão e matérias primas, cores de barros, cerâmica, cores formas e assim foi acontecendo. Era ainda menino meus cadernos, tinha muitos desenhos”, complementa.

ABSTRATO

O artista destaca que pinturas com cores quentes, abstrato, paisagem e os pássaros sempre estiveram presentes em sua vida.

“A natureza, as paisagens, os pássaros, sempre foram presentes na minha infância e até hoje. Tanto que minha marca são os pássaros. Eles são encantadores nas suas plumagens, cores, tamanhos, canto etc. Isso me fascinou. A liberdade de voar, desafiar o vento, a água e o fogo”, defende.

PROJETO

Como já trabalhava há anos nesse segmento, Hariym esclarece que há 5 anos sua imaginação “criou asas” e ele decidiu criar o projeto “Arte ao Céu Aberto”.

“É um projeto para embelezar a cidade, divulgar o meu trabalho e acima de tudo trazer alegria, beleza, cor, nesse momento tão difícil de pandemia. Claro, tudo isso sem deixar de lado, nossas lindas araras que fazem parte da beleza de Três Lagoas”.

PARCERIAS

À equipe de reportagem, o artista pontuou que busca parcerias. “Na pandemia decidi ir para a rua, resolvi fazer as pinturas nas paredes, mural, arte a céu aberto. Foi a melhor experiência na minha vida. Muitas pessoas não têm acesso a arte, muito menos a vernissage museus galerias e gostariam de ter em casa, por isso, mandei portfólio para algumas empresas que trabalham com tinta”, pontua, explicando sobre as parcerias.

“Se as empresas estiveram abertas para o diálogo, estou à disposição para divulgar o nome, ou então, embelezar o local, em troca de patrocínio em prol dessas pessoas carentes”.

As empresas que tiveram interesse em doar tintas, telas, ou até mesmo alguma quantia, pode entrar em contato no WhatsApp: (67) 9 9256-0548 ou pelo Instagram Hariym Teixeira, Facebook Hariym Teixeira.

Comentários
MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.