27.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril de 2024

A certeza da impunidade faz aumentar roubos de fios de cobre em Três Lagoas

Uma triste rotina no cotidiano dos moradores é o roubo de fios de cobre; nem a prefeitura e a Sanesul escapam das ocorrências que desafiam as autoridades policiais

Um crime difícil de ser combatido pelas forças de segurança e que a cada dia está se tornando mais frequente em vários pontos de Três Lagoas. O furto de fios de cobre está crescendo de uma forma desenfreada e provocando uma imensa dor de cabeça à população e um grande prejuízo econômico.

‘PEDIDO DE SOCORRO’

Empresários, moradores, construtores, enfim, a sociedade em geral, já não aguenta mais essa situação e pedem ‘Socorro’.

Recentemente, em uma dessas ocorrências, além do grande prejuízo econômico, a ação criminosa provocou um grande susto aos moradores de um residencial na cidade.

Ao tentar furtar fios de cobre energizados, o criminoso não obteve êxito em sua ação, porém, acabou provocando um grande curto-circuito nos padrões de energia das casas. Além de uma grande explosão e um incêndio, as vítimas ainda ficaram sem energia, em uma completa escuridão.

Somente essa ação, causou um ‘rombo’ de aproximadamente R$ 8 mil ao proprietário do residencial, que teve que trocar todos os fios de energia das casas atingidas.

MAIS PREJUÍZOS

Em outra ação, um construtor, que preferiu não se identificar, por medo de represálias dos criminosos, sofreu também uma grande perda de dinheiro, algo em torno de mais de R$ 1,300, com o furto de fios em sua obra.

‘CRIMINOSOS PROFISSIONAIS’

O que mais tem chamado a atenção é que esses furtos estão sendo realizados por criminosos profissionais, com um conhecimento altamente técnico, conforme avaliou o construtor.

“Os furtos não estão sendo realizados por usuários de drogas, os conhecidos ‘nóias’ e sim por criminosos qualificados. Além da ação ser rápida, eles são bem precisos, pois estão furtando fios energizados, o que poderia resultar em uma descarga de energia fatal, mas não é o que acontece”, avalia a vítima.

NINGUÉM ESTÁ A SALVO

Além de residências e construções, os prédios públicos também são alvos fáceis dos criminosos.

Recentemente, a Sanesul entrou mais uma vez na ‘mira’, dos ladrões. Eles invadiram o posto de abastecimento nas proximidades no Parque dos Ipês, arrancando fios e cabos da bomba d’agua, deixando os moradores do bairro e adjacências sem o fornecimento de água.

‘MOVIMENTANDO COMÉRCIO ILEGAL’

O crescente furto de fios de cobre na cidade só reforça a tese de que há uma grande movimentação nos comércios ilegais, sendo receptados por ferros velhos, locais de reciclagem, entre outros.

Mesmo com a atuação da polícia, realizando várias operações para combater esse tipo de crime e apreensões dos materiais furtados, até o momento, as ações não estão sendo consideradas, por parte da população, de fato efetivas, pois os números de ocorrências desta natureza só crescem.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.