27.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

A pedido de Márcia, Canela deixa Secretaria de Meio Ambiente

03/02/2011 20h23 – Atualizado em 03/02/2011 20h23

Márcia alegou que precisava adequar a máquina pública à sua forma pessoal de administrar

Sob sua responsabilidade, o processo de licenciamento ambiental passou a ser mais ágil e simplificado

Gilmar Lisboa/Ricardo Ojeda

A prefeita Márcia Moura (PMDB) deu início, na quarta-feira (2), ao processo que visa dar um “toque pessoal” à sua administração. Para isso, anunciou a saída do secretário municipal de Meio Ambiente, Cristóvão Lages Canela, de 62 anos, considerado o “homem forte” na área ambiental na administração da agora vice-governadora Simone Tebet (PMDB), antecessora de Márcia na prefeitura de Três Lagoas.

Alegando precisar adequar a máquina pública à sua forma pessoal de administrar, Márcia pediu que Canela, que atuou por seis anos ao lado de Simone na prefeitura, deixe a pasta do Meio Ambiente nos próximos dias. Em seu lugar deverá assumir um engenheiro, da cota pessoal da atual prefeita.

PONTAPÉ INICIAL

A saída de Canela da administração municipal significa o pontapé inicial da prefeita no projeto que, aos poucos, terá a função de remover, da prefeitura, a maioria dos funcionários de confiança herdados da gestão de Simone Tebet.

Advogado e professor universitário, Canela mudou o conceito ambiental entre os moradores de Três Lagoas. Foi responsável, por exemplo, pela municipalização do processo ambiental que até então era tocado no município pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e que, na maioria dos casos, pelo seu alto custo, inviabilizava pequenos projetos na cidade.

RESPEITO

Sob sua responsabilidade, o processo de licenciamento ambiental passou a ser mais ágil e simplificado. Os custos de um licenciamento na cidade caiu para valores simbólicos, em relação ao que era cobrado antes pela Sema. Canela considera que, à frente do Sistema de Licenciamento Ambiental (Silam), atrelado à prefeitura da cidade, conseguiu democratizar o sistema de licenciamentos, favorecendo, assim, pequenos empreendedores que antes tinham problema para que processos neste sentido seguissem à frente.

Ele disse ainda que já se despediu dos funcionários da secretaria e que está preparando um relatório para divulgar à imprensa sobre sua atuação no Meio Ambiente. A pedido da prefeita ele permanece despachando normalmente até a publicação no Diário Oficial. Canelas finalizou dizendo que a atitude é normal, que se considera tranqüilo. “Vejo a posição como um processo natural e respeito a posição tomada pela prefeita”.

Canelas teve participação decisiva na criação do Silam (Sistema de Licenciamento Ambiental) Foto: Divulgação

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.