20.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Abertura da Conferência Municipal da Saúde destaca desafios da Gestão do SUS

25/06/2015 15h25 – Atualizado em 25/06/2015 15h25

Palestra com profissional da Saúde foi o destaque da primeira noite de quarta-feira (24)

Assessoria

Na noite de quarta-feira (24), no Anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Unidade I teve início a 7ª Conferência Municipal de Saúde com o tema : “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edson Queiroz, declarou a abertura do encontro que reuniu autoridades municipais, conselheiros, usuários, estudantes e profissionais da saúde.

Durante o encontro, o presidente do Conselho destacou a importância da participação de todos, uma vez que as propostas elaboradas serão encaminhadas para Conferência Estadual, que ocorre em Campo Grande, no mês de setembro e depois, para Nacional, que será em novembro, em Brasília.

A secretária de Saúde, Eliane Brilhante ressaltou também que este é o momento de participação e reflexão dos trabalhos ofertados pela Saúde Pública do Município. Já a vereadora Sirlene da Saúde, que representou o Poder Legislativo disse que as sugestões que serão discutidas pelos participantes da conferência serão em prol da melhoria da saúde do Município.

PALESTRA

Um dos destaques da abertura foi a apresentação da enfermeira, professora e doutora Renilda Rosa Dias, que falou sobre o tema: Gestão do SUS e Modelo de Atenção à Saúde. Durante sua fala, a palestrante também enfatizou que a conferência é um momento que possibilitará as reflexões em base dos eixos temáticos que seriam abordados ao longo do encontro.

Outro assunto abordado por Renilda foi a Saúde como um direito de cidadania, que é uma das principais necessidades da população como um todo e a sua humanização, em especial, o fator de ‘cuidar bem’. “É necessário a valorização do trabalho multidisciplinar para termos transformações das práticas da saúde”, disse.

Também destacou que um dos fatores do cuidar bem é o respeito à diversidade, ou seja, a importância da empatia do profissional ao usuário da saúde. A professora expôs a importância das conferências que visam refletir o processo político-mobilizador avaliativo e propositura.

Sobre a gestão do SUS, foram destacados os desafios, entre eles, a continuidade das principais conquistas sociais alcançadas nos últimos 27 anos, as políticas públicas e as situações epidemiológicas (entre elas o aparecimento de novas doenças nos últimos anos e o aumento da violência do trânsito, que pode acarretar elevação no número de atendimentos da saúde).

Para esses desafios, a professora disse sobre a importância de se pensar na solução do problema, sendo as principais, pensar na conjuntura da saúde do paciente; a integração das redes de saúde, regionalização e hierarquização, com propostas de modelos de atendimento de acordo com a condição do usuário da saúde.

“É importante refletirmos as ações que estão sendo desenvolvidas nos últimos anos e propostas de melhorias que devem compor nos próximos quatro anos. As propostas vão para a Conferência Estadual e quem sabe para a Nacional. Por isso é importante a participação de todos, para que tenham voz ativa, com direito à cidadania, conduzir e produzir o processo de melhoria da Saúde”, disse.

TRABALHOS

Nesta quinta-feira (25) haverá a exposição dos eixos I – Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; II – Participação Social, coordenado pelo presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ricardo Alexandre Bueno. Na sequência, haverá a apresentação dos eixos III – Valorização do trabalho e Educação em Saúde e IV – Financiamento do SUS e Relação Público/Privado, com a Conselheira Estadual dos Trabalhadores, Patrícia Marques Magalhães.

Depois haverá divisão dos grupos com os eixos temáticos, no período da tarde a reunião dos grupos, recolhimento das moções, eleição dos delegados e leitura do relatório final.

A 7ª Conferência Municipal de Saúde é promovida pelo Conselho Municipal de Saúde e conta com o apoio da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

(*) Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

Um dos destaques da abertura foi a apresentação da enfermeira, professora e doutora Renilda Rosa Dias. (Foto: Assessoria)

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edson Queiroz declarou a abertura do encontro. (Foto: Assessoria)

Da esquerda para a direita; Renilda Dias, Eliane Brilhante, Edson Queiroz e a Vereadora Sirlene da Saúde. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.