23.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Acadêmicos querem que AEMS reavalie retorno das aulas presenciais

No total, 102 alunos dos cursos de engenharia Química, Produção, Elétrica e engenharia Civil disseram que estão sendo prejudicados como o procedimento da faculdade

Um grupo de alunos de cursos de Engenharia enviou mensagem ao Perfil News enfatizando o procedimento da direção da faculdade AEMS a respeito do retorno das aulas presenciais. Eles querem que a faculdade reavalie o posicionamento sobre a obrigatoriedade do retorno dos alunos às aulas presenciais.

Conforme relatado no texto enviado à redação pelo grupo de estudantes, a situação é complexa. Faltam apenas quase dois meses para encerramento do semestre letivo e nesse período em que a faculdade obriga o retorno das aulas presenciais, onde a maioria dos estudantes não estão 100% vacinados com a vacina contra o covid-19.

Além disso, existe um grande número de estudantes que moram em cidade de um raio médio de 150 Km de distância da faculdade. Com a obrigatoriedade do retorno das aulas presenciais, muitos de serão prejudicados devido à essa altura no período letivo ser praticamente impossível o fretamento de transporte para locomover esses estudantes até a faculdade, por falta dos mesmos ou pelo valor absurdamente mais caro do que se era pago antes da pandemia, visto que muitos dos alunos que compõe a lotação dos transportes também estudam na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS, a qual não retornará com suas atividades presenciais este ano.

CONFIRA ABAIXO O TEXTO ENVIADO PELOS ALUNOS

Nós estudantes dos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil, composto por um total estimado de 102 alunos sendo representados pelos respectivos representantes de sala: Rafaela Cilene Souza Barreto,  Matheus Henrique Veloso, Diogo Oliveira dos Santos e Leandro Batista Costa, viemos por meio desta solicitar que seja feita uma reportagem/matéria a respeito do posicionamento da faculdade AEMS – Faculdades Integradas de Três Lagoas, sobre a obrigatoriedade do retorno dos estudantes às aulas presenciais imposta pela mesma. 

A faculdade AEMS, publicou em suas redes sociais que o retorno das aulas presenciais iniciaria no dia 27/09/2021, porém a faculdade de forma nenhuma contatou os alunos, nem no mínimo levantou uma enquete com objetivo de saber qual a opinião dos alunos a respeito. Nós estudantes não concordamos com o retorno das aulas presenciais, visto que falta apenas quase 2 meses para encerramento do semestre letivo e nesse período em que a faculdade obriga o retorno das aulas presenciais, a maioria dos estudantes não estão 100% vacinados com a vacina contra o covid-19.

Muitos de nós ainda não tomamos a 2° dose da vacina, nem sequer a 3° dose. Além disso, existe um grande número de estudantes que moram em cidade de um raio médio de 150 Km de distância da faculdade, onde caso seja obrigatório o retorno das aulas presenciais, muitos de nós serão prejudicados devido à essa altura no período letivo ser praticamente impossível o fretamento de transporte para locomover esses estudantes até a faculdade, por falta dos mesmos ou pelo valor absurdamente mais caro do que se era pago antes da pandemia, visto que muitos dos alunos que compõe a lotação dos transportes também estudam na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS, a qual não retornará com suas atividades presenciais este ano.

Além do mais o retorno das aulas presenciais acarretaria um aumento na exposição dos estudantes com pessoas de outras localidades aumentando assim a probabilidade de um contágio em massa, mesmo a faculdade seguindo os critérios de segurança sanitário, como a mesma já externou em seus e-mails automáticos como respostas aos alunos que entraram em contato via correio eletrônico.

 O que estamos reivindicando é que as aulas presenciais não sejam retomadas da forma e nem no momento em que a faculdade AEMS está exigindo, permanecendo assim de forma remota como estava até então. Estamos pedindo que as aulas retomem de forma presencial no início do próximo semestre (início de 2022). Dessa forma todos os estudantes com certeza estariam vacinados contra o covid-19, se sentindo mais confortáveis para o retorno das aulas presenciais, além de que as prefeituras e associações de estudantes, que são responsáveis pelo fretamento dos transportes, teriam um tempo maior para fazer suas respectivas licitações para poder oferecer um melhor serviço de transporte, mais acessível e seguro para todos, do que se esses serviços fossem contratado às pressas ficando difícil para todos os estudantes.

Em resumo a obrigatoriedade do retorno das aulas presenciais neste presente momento acarreta uma série de problemas financeiros, sanitários e futuros (onde alguns alunos teriam que trancar seus cursos por não terem condições de frequentarem as aulas presenciais, podendo retornar no início do ano de 2022).

 Entramos em contato de forma individual com a faculdade através de nossos coordenadores dos cursos onde os mesmos nós orientaram a enviar nossas reclamações por e-mail. Foi feito como o solicitado, porém a faculdade nos retornou com respostas automáticas, com seus “argumentos fictícios” mostrando assim uma falta de consideração pelos alunos deixando de estudar a possibilidade de solução do caso de cada estudante.

Por esse motivo resolvemos agir de forma coletiva contra esse posicionamento da AEMS, mas até o presente momento, os coordenadores insistem em obrigar a participação dos alunos de forma presencial e nenhum tipo acordo ou no mínimo sugestão de solução do problema foi externado aos estudantes, deixando transparecer que o objetivo do retorno das aulas presenciais tem apenas finalidades financeiras.

POSIÇÃO DA AEMS

Em contato com a direção da faculdade AEMS, a instituição retornou com a seguinte resposta: Agradecemos por seu contato prévio a respeito da manifestação de alunos de alguns cursos da AEMS sobre as atividades presenciais. Assim, temos que informar que os cursos de graduação da AEMS mencionados no texto foram autorizados há muitos anos pelo Ministério da Educação em sistema presencial, o que significa que, a partir do momento em que foram encerradas as proibições de aulas presenciais por parte das autoridades sanitárias, a faculdade voltou a ser obrigada a ministrar os seus cursos pelo método presencial.

Isto é importante, para que fique claro que não se trata de simples opção desta instituição educacional particular. Vale destacar ainda que não se afigura correta a comparação com a UFMS, pois são instituições de natureza administrativa diversas, com autonomias universitárias distintas em relação ao Ministério da Educação.  

E é necessário destacar por fim que mesmo antes da pandemia a legislação educacional permitia, como ainda permite em situações excepcionais, que alunos acompanhem aulas e atividades em regime domiciliar ou que possam ter abonadas ausências. Aliás, diversos casos deste tipo já foram autorizados, conforme dispõe a legislação. 

Então, pedimos e estamos orientando os nossos alunos para que apresentem as suas solicitações individuais, com os comprovantes das suas necessidades ou impossibilidades, para que os nossos professores e coordenadores possam auxiliar e orientá-los da melhor maneira possível.

Esperamos poder atender a todos, na medida das nossas possibilidades, para que possam prosseguir com os seus estudos.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.