21.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ação Cidadania atrai 1,2 mil pessoas e faz 5 mil atendimentos

09/05/2016 11h33 – Atualizado em 09/05/2016 11h33

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a partir deste ano a Ação Cidadania está sendo regionalizada

Assessoria

A 2ª edição deste ano do novo formato do Programa Ação Cidadania, que leva às cidades do interior os serviços nas áreas de saúde, educação, cidadania e cultura, bem como os cursos de qualificação profissional do Sesi e Senai e o encaminhamento para estágio feito pelo IEL, foi realizada neste sábado (07/05), das 8 às 15 horas, no Parque Municipal Issac Cardoso Filho, localizado na Avenida Dr. Ary Coelho de Oliveira, Bairro Coohab Antônio Holostório Rezende, em Terenos (MS), pela Fiems, Sesi, TV Morena e Prefeitura. Ao todo, o evento atraiu 1.253 pessoas e fez 5.033 atendimentos nas áreas de educação, saúde, cidadania e cultura, além do sorteio de bicicletas e inúmeros brindes.

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a partir deste ano a Ação Cidadania está sendo regionalizada e Terenos é o 1º município a recebê-la. “Felizmente, conseguimos mobilizar a sociedade para comparecer em bom número e, graças à parceria com a TV Morena e Prefeitura, nós, empresários, de certa forma, estamos dando oportunidades para que a comunidade possa obter serviços essenciais”, declarou.

Já o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, reforçou que essa 1ª Ação Cidadania fora de Campo Grande marca as comemorações de “Maio – Mês da Indústria” e também do aniversário de 63 anos de Terenos. “Estamos em uma localização perfeita e que atende tanto os moradores de Terenos, quanto as pessoas que moram nos assentamentos próximos à cidade”, declarou. A prefeita de Terenos, Carla Diniz, completou que o município teve uma semana diferente em virtude do aniversário de emancipação, com a organização de inúmeras atividades e a Ação Cidadania é mais um presente para a população.

“Conseguimos essa parceria com a Fiems e o Sesi para trazermos para a nossa população todos esses serviços, além da apresentação das pratas da casa tudo em um local bem bonito e maravilhoso”, declarou Carla Diniz. O gerente de marketing da Rede Mato-Grossense de Televisão, Antônio Alves, ressaltou que para a TV Morena é uma honra fazer parte da realização da Ação Cidadania. “Trata-se de um projeto que traz cidadania e diversos serviços para a população de Terenos”, declarou.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, destacou que Terenos tem uma importante vinculação com Campo Grande, tanto econômica, quanto comercial e de trabalho. “O município também busca se posicionar com a emancipação do ponto de vista econômico e, por isso, é muito importante essa iniciativa da Fiems, Sesi e TV Morena”, pontuou.

Na avaliação do deputado estadual Paulo Corrêa, Terenos é um município pequeno e próximo a Campo Grande e, por isso, quando o presidente Sérgio Longen traz o evento para a cidade demonstra a atenção e a importância que o município tem. “Vale lembrar que muitos moradores de Terenos trabalham em Campo Grande”, falou.

O EVENTO

Durante todo o dia foram oferecidos serviços nas áreas de cidadania, como emissão de carteira de trabalho, passe livre para pessoas com deficiência, também para idosos e corte de cabelo, atendimento na área jurídica, entre outros, na área de educação e cultura entre as principais atividades estão pintura facial, contação de histórias e demonstração do projeto de robótica do Sesi. Entre os serviços da área de saúde estavam coleta de preventivo, mamografia, PSA (Antígeno Prostático Específico), consulta com médico oncologista, consulta com oftalmologista e profilaxia e aplicação de flúor com odontologista.

A dona de casa Maria Sales Felipe, 57 anos, participa da Ação Cidadania com a intenção de conseguir atendimentos médicos. “Estou com muitas dores nos braços e nas costas, então aproveitei o dia para consultar. Esta ação é ótima para povo que precisa de atendimento”, disse ela, que mora em Terenos e também pretendia cortar o cabelo. O estudante Matheus Vinicius Dias Viana, 17 anos, contou que aproveitou para tirar a CTPS. “Vou começar a trabalhar nas próximas semanas e já estou adiantando para tirar os documentos. Gostei de poder fazer isso no sábado, porque durante a semana tudo é mais difícil”, afirmou.

Já o autônomo Roberci Mongelus, 33 anos, também morador de Terenos, aproveitou para colocar em dia o cartão de vacinas. “Vou tomar a vacina antitetânica. Gostei dessa ação ser realizada no sábado para facilitar o atendimento da população. Terenos precisa dessa atenção”, falou. O estudante Ítalo Torres Barbosa, 8 anos, disse que vai cortar o cabelo e brincar. “Quero fazer um corte nas laterais e depois brincar muito. Está tudo muito legal”, declarou. Emili Vitória Nunes Lopes, 9 anos, que também mora em Terenos, disse que vai aproveitar o dia para brincar. “Vim com minha avó e com minha tia e hoje eu só quero brincar. Está bem divertido”, avisou.

(*) FIEMS

Presidente da Fiems, Sérgio Longen durante o evento. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.