25.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

“Aceleração descontrolada” da Covid em Dourados faz HU suspender acompanhantes para gestantes

De acordo com nota publicada pelo Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados, além da presença de acompanhantes aumentar o risco de transmissão da Covid, também implica em gastos extra de EPIs

Em nota divulgada hoje, 22, à imprensa, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados anunciou que está suspendendo, temporariamente, a entrada e permanência de acompanhantes durante a internação de gestantes, parturientes e puérperas.

De acordo com o HU a medida está em vigor desde a última quinta-feira, 18, e tem caráter temporário e emergencial “diante do momento de aceleração descontrolada da Covid-19 em Dourados”.

O HU-UFGD é referência na macrorregião para gestação de alto risco, UTI neonatal, UCI neonatal, UTI pediátrica, e possui porta de urgência e emergência na linha materno-infantil, atendendo à demanda de 33 municípios. Além disso, a maternidade do HU-UFGD é a única com atendimento SUS em Dourados.

Segundo o HU, a maternidade da unidade está atuando acima da capacidade, enfrentando frequentemente a situação de superlotação (mesmo fora do contingenciamento da pandemia), realizando em torno de 350 a 400 procedimentos obstétricos por mês.

O HU-UFGD também é referência para o atendimento dos casos de Covid-19. Apesar do atendimento aos infectados ocorrer em leitos clínicos e de UTI em ala restrita, o setor funciona no mesmo prédio da maternidade, o que aumenta o risco de contágio.

“Dourados é hoje o município com mais alta taxa de contaminação do covid-19, apresentando rápido e crescente número de casos, que já ultrapassam 1.800 confirmados. A presença de acompanhantes implica a dispensação extra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), aumentando despesas e o consumo desses insumos imprescindíveis à segurança da assistência”, completa a nota.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.