16.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Acontecimentos atípicos de 2014 poderão ter reflexo direto em temas do ENEM

07/11/2014 09h09 – Atualizado em 07/11/2014 09h09

Exame Nacional do Ensino Médio, que este ano bateu recorde no número de inscritos, deve abordar temas como crise hídrica, eleições e preconceito racial

Assessoria

O ano de 2014 foi um período caracterizado por acontecimentos marcantes, especialmente para os brasileiros. Da crise hídrica sem precedentes que atingiu várias regiões do país, passando pela realização da Copa do Mundo e pelas eleições, a série de ocorrências atípicas deve ter reflexo direto nos assuntos que serão abordados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), seja nas questões aplicadas ou mesmo na temática da redação.

Sendo assim, os mais de oito milhões de estudantes que farão o exame, que será realizado nos próximos sábado e domingo, dias 8 e 9 de novembro, podem aproveitar o pouco tempo que lhes resta para se aprofundar o máximo possível nesses temas. Para ajudar a “refrescar a memória” dos candidatos, a Clickideia elenca alguns dos principais fatos de 2014.

MANIFESTAÇÕES

Ocorridos em junho e julho de 2013, os protestos ainda ecoaram durante todo o ano de 2014. Sua principal temática, a mobilidade urbana pode ser abordada sob diversos aspectos, entre eles os reflexos socioambientais do número crescente de carros no trânsito das grandes cidades brasileiras.

JUSTICEIROS

Uma variedade de eventos ocorridos recentemente demonstrou que uma parte da população lançou mão de “fazer justiça com as próprias mãos” e recorreu até mesmo a linchamentos públicos. Os impactos sociais dessas atitudes extremas e a maneira como colocam em dúvida a eficácia das políticas de segurança pública são temas que o ENEM 2014 pode trazer.

ESCASSEZ DE ÁGUA

Um dos assuntos mais recorrentes na mídia nos últimos meses e que tem impactado fortemente o comportamento dos cidadãos em relação ao uso da água. Propostas de políticas públicas para gestão e planejamento das reservas hídricas nacionais são algumas das questões que podem ser levantadas sobre o tema.

50 ANOS DO GOLPE MILITAR

Um dos acontecimentos mais decisivos da história da política brasileira, o Golpe Militar de 1964 voltou a ser lembrado em 2014 não apenas por seu aniversário de 50 anos, mas pelo fato de manifestantes que foram às ruas para questionar os resultados das eleições presidenciais terem sugerido uma intervenção militar no país.

FUTEBOL E SOCIEDADE

A segunda Copa do Mundo realizada no Brasil trouxe inúmeras polêmicas, principalmente referentes aos altos custos para os cofres públicos e aos problemas de infraestrutura do país que ficaram muito evidentes antes e durante o evento.

PRECONCEITO RACIAL

A análise sociológica do preconceito e as origens das diferenças sociais têm sido muito debatidas com implantação das cotas raciais em instituições de ensino e, a partir de 2014, em concursos públicos.

20 ANOS DO PLANO REAL

Em 2014 foi comemorado também o 20º aniversário da implantação do Plano Real, que em meio a uma das piores crises econômicas da história do país, garantiu a estabilidade da moeda brasileira e o controle da inflação.

100 ANOS DA 1ª GUERRA MUNDIAL

Mais um aniversário que pode ser tema de questões do ENEM, com suas principais consequências em âmbitos mundial e nacional.

CRIMEIA E UCRÂNIA

A guerra entre a Ucrânia e a Rússia pela região da Crimeia trouxe à tona a importância geopolítica daquela região, que desperta o interesse dos EUA, ainda uma das principais potências potências econômicas e militares do mundo contemporâneo.

IMIGRAÇÃO HAITIANA PARA O BRASIL

A vinda recente de centenas de haitianos para o Norte do Brasil, que foram enviados posteriormente a São Paulo também levantou uma série de discussões acerca de movimentos migratórios.

As dicas também podem ser acessadas em vídeo, pelo seguinte endereço:www.youtube.com/watch?v=I4ebxsPONz8. “Nossa seleção de dicas levou em consideração os principais acontecimentos recentes e também as características da prova do ENEM, são temas polêmicos que exigem uma leitura crítica dos candidatos e por isso podem aparecer na prova“, diz Paulo Santiago, professor de geografia e coordenador de audiovisual da Clickideia, responsável pela orientação.

SOBRE A CLICKIDEIA

A Clickideia (www.clickideia.com.br) é a maior provedora nacional de conteúdos educacionais, metodologias pedagógicas e de formação de professores concebidas para Web. Desenvolvida com o apoio da UNICAMP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Clickideia atua há mais de doze anos produzindo conteúdos e ferramentas pedagógicas de alta qualidade para alunos e professores do Ensino Fundamental, Médio e Pré-Vestibular nos segmentos de escolas públicas e privadas, bibliotecas digitais e projetos especiais para a área corporativa, fomentando o uso das tecnologias no ensino. São mais de 15 mil páginas com informações organizadas, desenvolvidas por uma equipe de educadores, mestres e doutores em cada área, que trabalham em conjunto com webdesigners e programadores, utilizando tecnologias de última geração.

(*) Com Mira Comunicação


As dicas do Clickideia atentam para fatos marcantes que aconteceram neste ano, que podem ser aplicadas nas provas do Enem (Foto: Reprodução)

A escassez (e o desperdício) pode ser usado como tema nas provas do exame nacional (Foto: Reprodução)

O golpe militar e as consequentes manifestações, reprisadas neste ano no país, podem também ser tema das provas do Enem (Foto: Reprodução)

Os 100 anos da 1ª guerra mundial e a guerra da Ucrânia e Rússia são outras possibilidades de temas para as provas (Foto: Reprodução)

A questão dos haitianos no Brasil é um evento que marcou o país (Foto: Reprodução)


Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.