17.2 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Agropecuária de MS pode perder 353 mi lhectares, diz André

18/03/2012 19h02 – Atualizado em 18/03/2012 19h02

Código Florestal pode tirar 12 milhões hectares do processo produtivo em todo país, segundo Puccinelli

André Puccinelli defende mudança em artigo do texto do novo Código Florestal para evitar perda de áreas de cultivo e de pastagens

Edmir Conceição*

O governador André Puccinelli alertou, durante a abertura da Exporã (Exposição Agropecuária de Ponta Porã), que o texto do novo Código Florestal ainda precisa de ajustes para evitar perdas às atividades produtivas. Segundo o governador, Mato Grosso do Sul e os demais estados podem ter suas áreas de cultivo e de pastagens reduzidas. O senador Waldemir Moka (PMDB-MS), porta-voz dos produtores, também defende equilíbrio entre as necessidades da produção e a preservação ambiental.

Na cerimônia de abertura oficial, o governador André Puccinelli, ruralistas e parlamentares alternaram discursos otimistas quanto ao bom trabalho “A pecuária tem hoje 200 milhões de hectares, a agricultura tem 60 milhões. Se o artigo 62 [do novo Código Florestal] não for alterado vão tirar da produção quase doze milhões de hectares. Do nosso Mato Grosso do Sul, 353 mil hectares”, alertou o governador.

A 38ª Exposição Agropecuária de Ponta Porã começou sábado (17), festejada como a edição comemorativa do centenário do município (em julho deste ano). A feira marca também o momento de tranquilidade de produtores e autoridades com o controle sobre a sanidade animal, após o susto provocado pelo surgimento de caso de febre aftosa no vizinho Paraguai no ano passado.

O questionamento sobre o texto do artigo 62 do Código [que trata do reflorestamento em margens de rios] é por considerar que ele vai criminalizar de forma generalizada mesmo aqueles que já têm a propriedade consolidada há muito tempo. Na avaliação das lideranças sul-mato-grossenses, o produtor não pode ser penalizado – e nem o estado ou País perderem terras produtoras – por ocupações que antigamente não eram ilegais e eram até estimuladas pelo governo central para a interiorização do Brasil.

CONFLITO INDÍGENA

André Puccinelli defendeu a paz e a segurança jurídica no campo, afirmando que é possível a convivência entre produtores e indígenas.

O governador cobrou mais participação do governo federal para melhorar as condições dos índios nas terras já demarcadas em vez da simples expansão de novas áreas, e condenou com veemência invasões e outras ações ilegais na disputa por terras.

SANIDADE

Na 38ª Exporã, os pecuaristas comemoram a liberação da fronteira da pecha de “zona de alta vigilância”, ocorrida há um ano com o reconhecimento da região como livre de aftosa com vacinação. Também demonstram confiança na atuação dos órgãos federais e estaduais, junto com os produtores, para impedir ameaça do foco ocorrido recentemente no Paraguai.

“Comemoramos este ano de modo diferente da época da ZAV, por estar livre da febre aftosa. Apesar de a situação que ocorreu no Paraguai nos deixar tristes, temos a certeza do trabalho dos produtores e autoridades de lá para coibir esse problema”, disse o presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, Jean Pierre Paes Martins.

Em entrevista, o governador avaliou que a realização da edição 2012 da Exporã prova que o Estado investe em sanidade animal como uma de suas grandes prioridades e que o setor rural da produção de carne – a bovinocultura, suinocultura, avicultura – é importante para sustentar o pilar econômico-financeiro de Mato Grosso do Sul. “E nós determinamos à secretária de Produção [Tereza Cristina Dias] que todos os esforços de recursos humanos e financeiros, em parceria com os municípios e o governo federal fossem feitos para que a aftosa possa ser erradicada num futuro próximo”, destacou Puccinelli.

(*) Com informações do Portal do Governo do Estado – MotíciasMS

Governador André Puccinelli vê cenário  preocupante com artigo do novo Código Florestal. (Foto: Edemir Rodrigues)

Ao lado do prefeito Flávio Kayatt e a diretoria do Sindicato Rural, André descerra placa comemorativa da Exporã em homeagem ao centenário de Ponta Porã. Foto: Edemir Rodrigues)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.