21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

AÍ JÁ É DEMAIS!

Usando e abusando da sua prerrogativa constitucional o ministro do STF, Alexandre de Moraes, decreta monocraticamente o título mundial do Palmeiras

NO TAPETÃO

Agora a porcada pode comemorar à vontade o Mundial conquistado no tapetão…

O MELHOR DO CONTINENTE

…Brincadeiras à parte, o Palmeiras após 21 anos de espera levantou o troféu da Copa Libertadores, coroando como o melhor do continente ao derrotar o Santos na final no Maracanã.

CONTRATO EMERGENCIAL

Para equacionar o problema de iluminação pública de vários bairros de Três Lagoas, o prefeito Angelo Guerreiro assinou contrato emergencial com a empresa GTX Construtora e Serviços Ltda.

CONTRATO DEFINITVO  

O contrato tem um prazo de 180 dias, tempo esse que a GTX terá para atender os atendimentos emergenciais. Porém, outro processo licitatório já está em curso na diretoria de Licitação. Após concluídas todas as etapas do certame será assinado o contrato definitivo com a empresa vencedora.

A RESPONSABILIDADE É DA GTX

Até lá, a empresa GTX ficará responsável pelo atendimento e a manutenção da rede de iluminação pública urbana, rural e distrital de Três Lagoas.

É SÓ LIGAR

Se a rua do seu bairro estiver na escuridão, solicite o atendimento através do telefone (67) 3929-1255 e faça o registro.

OLHEIRAS

Com tantas obras que está em curso em Três Lagoas, o secretário de Infraestrutura, Adriano Kawahata Barreto, está se virando nos 30 para atender à demanda. Principalmente porque o prefeito tem a mania de vistoriar as obras bem no início do dia, lá pelas 5 da manhã, e o Adriano tem que pular cedo da cama para acompanhar o chefe. Deve ser por isso que ele está com olheiras.

AÍ JÁ É DEMAIS!

MADRUGADOR

O prefeito Guerreiro é madrugador, lá pelas 4 da matina ele já está de pé, tomando seu café. Abastecido e revigorado ele dirige sua possante caminhonete rumo a Três Lagoas. O percurso do rancho que ele mora ao centro da cidade é de uns 25 quilômetros e chega pontualmente às 5 horas ao centro da cidade.

CARDÁPIO ELOGIADO

Foi muito elogiado o cardápio nutricional servido no Centro Pop aos moradores em situação de rua. A secretária de Assistência Social de Três Lagoas, Vera Helena, enviou ao titular do Caldeirão várias fotos e as informações do atendimento no local e foi divulgado na Fan Page do Perfil News.

ÁGUA NA BOCA

“Mais gostoso que o almoço aqui de casa”, disse uma seguidora da página. Realmente as refeições servidas aos assistidos são coisa de primeira. Pratos que dão água na boca.

É SÓ SEGUIR AS REGRAS

O atendimento no Centro Pop é diário, com café de manhã, almoço, lanche da tarde e janta. Os assistidos ainda recebem kits de higiene, banhos e hospedagem. Mesmo assim infelizmente tem muitos que não ficam no local pelo fato que não gostam de seguir regras.

EQUIPE SOLIDÁRIA

Então quando você vê aquelas pessoas pedindo dinheiro, ajuda ou comida, não pense que eles estão desassistidos. Estão lá por livre arbítrio. A Promoção Social os atende, inclusive até com agasalhos e cobertores em noites frias. Uma equipe percorre as ruas da cidade fazendo o recolhimento noturno, porém muitos não querem seguir para o Centro Pop. Nesse caso não tem o que fazer.   

PROJETO JUBARTE

Na coluna anterior foram elencadas várias situações positivas que ocorrerão em Ribas do Rio Pardo a partir do momento que iniciar o processo de implantação do Projeto Jubarte da Suzano Celulose.

AÍ JÁ É DEMAIS!

IMPACTOS  

Porém, tudo tem um preço. Um empreendimento dessa magnitude causa impactos positivos e negativos na cidade e na região, como por exemplo o êxodo rural, entre tantos outros.

ÊXODO RURAL

A principal atividade econômica de Ribas do Rio Pardo é a pecuária, seguido da silvicultura e a agricultura. A partir do momento que a fábrica der o start o cenário socioeconômico será outro. O mais preocupante é o êxodo rural, pelo fato que não será mais necessária a presença de mão de obra fixa nas fazendas que migrarão da pecuária para a plantação de eucalipto.

PLANEJAMENTO

Essa concentração de pessoas, que antes vivia no campo, gera problemas de desemprego, habitação, saneamento e segurança na cidade. Ribas, com uma população de aproximadamente 25 mil pessoas, não está preparada para receber um aumento de população urbana sem o devido planejamento. Esse é um dos impactos.

CONSEQUÊNCIAS

Outro fator preocupante é com a segurança. O município receberá milhares de trabalhadores vindos de várias regiões do país que devem ficar na cidade por um período 1 a 2 anos. São pessoas com outra cultura, estilo e costumes. Nos finais de semana vão invadir a cidade (no bom sentido, é claro). Haja segurança, comida e bebidas para atender esse povo.

SEGURANÇA PÚBLICA

Por conta disso o efetivo policial deverá ser reforçado assim tão logo o processo de implantação do projeto seja iniciado. Então é bom o prefeito começar a se mexer tratando essa pauta com o governador ou com o secretário de Segurança.

SAÚDE

A questão da saúde é outra situação que traz preocupação. O município não está preparado para atender à demanda que será exigida. Serão necessários investimentos no setor, além de ampliar o quadro clínico.

SERVIÇOS ESSENCIAIS

Serviços como lavanderias, empresa de segurança, alimentação e alojamentos serão os mais requisitados. Porém existem várias outras atividades que serão necessárias e aos poucos vou enumerá-las nas próximas edições desta coluna.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.