23 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Akzonobel inaugura ilha química para atender Três Lagoas

15/04/2013 16h00 – Atualizado em 15/04/2013 16h00

Akzonobel inaugura ilha química para atender fábricas de celulose em Três Lagoas-MS

Multinacional holandesa apresenta sua mais recente planta, alicerçada no modelo de ilha química, em parceria com a Eldorado Brasil para a maior produção de celulose em linha única do mundo

Da Redação

A unidade Pulp and Performance Chemicals da AkzoNobel inaugurou em março o site localizado na cidade de Três Lagoas (MS) para o fornecimento direto de clorato de sódio para a Eldorado Brasil, a maior e mais moderna fábrica de produção de celulose em linha única do mundo. Dentro do modelo sustentável de ilha química – quando o site da companhia é instalado dentro da planta do cliente, a AkzoNobel anuncia a concretização do investimento de 90 milhões de euros – o maior já feito pela multinacional na América Latina.

Para Jaap de Jong, diretor da AkzoNobel para o Brasil e América Latina, este é mais um marco para a companhia, que tem no Brasil seu 4º maior mercado: “a inauguração de Três Lagoas dá início a uma série de anúncios que faremos em 2013 e é mais um importante passo para alcançarmos nossas metas de expansão no País”, exalta o diretor.

O acordo de longo prazo entre AkzoNobel e Eldorado comprova a eficácia e os benefícios que esse modelo confere a cliente e fornecedor, bem como a intenção de ambas em participar do crescimento e desenvolvimento da indústria de papel e celulose no Brasil.

José CarlosGrubisich, CEO da Eldorado Brasil Celulose comenta: “Estamos satisfeitos por trabalhar com a AkzoNobel e estamos ansiosos para continuar a desenvolver a nossa parceria estratégica. Tenho certeza de que a nossa cooperação será mutuamente benéfica”, completa o executivo.

E o presidente da AkzoNobel Pulp and Performance Chemicals Brasil, Antonio Carlos Francisco acrescenta: “Este acordo demonstra o valor que os nossos clientes dão ao conceito de ilha química, que nos permite participar do fomento à economia local, por meio da geração de empregos e atuação em projetos sociais”.

SegundoRuud Joosten, diretor global da AkzoNobel Pulp and Performance Chemicals, a nova fábrica emprega 60 pessoase irá desempenhar um papel importante na garantia de uma oferta de celulose de eucalipto sustentável para o mercado global.

O site produzirá clorato de sódio em escala mundial para atender às demandas da Eldorado, o que contempla o fornecimento, armazenamento e manipulação de todos os químicos para a produção de 1,5 milhão de tonelada de celulose por ano da fábrica nova. A ilha ainda tem capacidade para abastecimento de duas expansões previstas pela Eldorado, que até 2021 produzirá cerca de 5 milhões de toneladas de celulose por ano.

A AkzoNobelconta com operações sedimentadas no mercado brasileiro, onde a empresa já opera o conceito de ilha química em diversos sites de celulose, com produção ativa em Jacareí (SP), Eunápolis (BA), Três Lagoas (MS), Rio de Janeiro e Jundiaí (SP).

SOBRE A PULP AND PERFORMANCE CHEMICALS

APulp and Performance Chemicalsé líder global em tecnologia e produtos químicos utilizados para branqueamento de celulose e aditivos para fabricação de papel. Seus 2.800 funcionários servem a indústria de celulose e papel em escritórios e fábricas espalhados por 30 países. No Brasil, implantou todas as novas plantas de dióxido de cloro nas fábricas de celulose dos últimos 15 anos. Em 2005, inaugurou o site Bahia, localizado na cidade de Eunápolis, uma ilha química de dióxido de cloro, hidrogênio, oxigênio e tancagem para soda cáustica, peróxido de hidrogênio, ácido sulfúrico, metanol e outros químicos, além de uma fábrica de clorato de sódio com capacidade para 58 mil ton/ano, para atender às necessidades das fábricas de celulose da região. A Pulp and Performance Chemicalsconstitui uma unidade de negócios da AkzoNobel, a maior empresa de tintas e revestimentos do mundo. Visite: www.akzonobel.com/eka

SOBRE A AKZONOBEL NO BRASIL

As atividades da AkzoNobel no Brasil estão divididas em suas três principais áreas de negócios mundiais: Tintas Decorativas; Performance Coatings e Especialidades Químicas. Cada área possui unidades de negócios dedicadas a serviços específicos. Em Tintas Decorativas, a companhia trabalha com as marcas Coral e Sparlack. Dentro de Performance Coatings, existem as unidades Automotive&Aerospace Coatings (marcas Wanda e Sikkens); Marine & Protective Coatings (marca International); Powder Coatings (marcas Interpon e Resicoat), Packaging Coatings e Wood Finishes and Adhesives (Resinas Iguatu). Já, em Especialidades Químicas, estão inclusas as unidades Pulp and Performance Chemicals (marca Eka), a Surface Chemistry e a Functional Chemicals. São, ao todo, 2.900 colaboradores distribuídos em 15 fábricas em seis estados e que fazem do Brasil o 4º maior mercado para a companhia. Por seu amplo portfólio e presença em diferentes áreas de atuação, a AkzoNobel está presente na vida cotidiana do brasileiro e trabalha para oferecer cada vez mais produtos inovadores e sustentáveis, em linha com sua missão e filosofia.

SOBRE A AKZONOBEL

A AkzoNobel é uma companhia global líder em tintas e revestimentos e uma das principais produtoras de especialidades químicas. Fornecemos produtos inovadores para indústrias e consumidores no mundo inteiro e trabalhamos com paixão no desenvolvimento de soluções sustentáveis para os nossos clientes. O nosso portfólio inclui marcas bem conhecidas como Coral, Dulux, Wanda, Sikkens, International e Eka. Com sede em Amsterdã, na Holanda, somos consistentemente indicados como uma das empresas líderes na área de Sustentabilidade. Com operações em mais de 80 países, os nossos 50.000 colaboradores no mundo inteiro estão comprometidos com a excelência e com o cumprimento da premissa “Respondendo hoje as perguntas do amanhã” (Tomorrow’s Answers Today™).

(*) Com informações de Painel Florestal

O acordo de longo prazo entre AkzoNobel e Eldorado comprova a eficácia e os benefícios que esse modelo confere a cliente e fornecedor (Foto: Google)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.