24.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Alunos da APAE de Três Lagoas ‘decolam’ na imaginação em avião da Imetame

29/06/2017 18h08

De acordo com a organizadora os estudantes ensinaram mais do que aprenderam durante as visitas. Destaque foi à alegria e humildade deles pela “viagem” inédita a bordo de uma aeronave

Flávio Veras e Ricardo Ojeda

Um sorriso em cada rosto e um brilho no olhar. Esse é o resumo do que foi um projeto que levou 160 alunos da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE), de Três Lagoas, para conhecer uma aeronave de grande porte. A inciativa foi desenvolvida em uma parceria com a superintendente do aeroporto, Plínio Alarcom, e a empresa, Imetame. Segundo os organizadores, durante as visitas os participantes ensinaram mais do que aprenderam.

Durante dois dias, os alunos foram divididos em quatro turmas, uma pela manhã e outra durante tarde. A prefeitura cedeu um ônibus para transpor os alunos até o local. Durante o percurso, as expectativas eram tanta por parte da comitiva, que era possível ver o entusiasmo e a vontade de chegar logo ao aeroporto.

SINAL POSITIVO

De acordo com a superintendente do aeroporto e idealizadora do projeto, Sayuri Baez, a ideia surgiu após ela viabilizar um treinamento do Corpo de Bombeiros em um avião. Esse procedimento é obrigatório e indicado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Já no projeto que atendeu as crianças, o modelo utilizado é um ATR, d propriedade da Imetame, os mesmos utilizados pelas empresas aéreas que operam as linhas comerciais em Três Lagoas.

“Ele fica parado de dois e até três dias no nosso saguão, esperando funcionários de uma obra na cidade embarcar. Como acabei ficando amiga do comandante pedi a ele se poderia levar as crianças especiais e ele aceitou no mesmo instante. No entanto, ele pediu para que eu mandasse um oficio para o proprietário da empresa para formalizar a solicitação. O empresário também concordou, mas faz apenas uma ressalva, a de que o avião não poderia decolar. A partir desse sinal positivo, demos início ao trabalho”, explicou Sayuri.

PROCEDIMENTOS

Durante a visita, os estudantes conversaram com pilotos e o mecânico. Nesse bate papo, eles foram apresentados aos procedimentos e equipamentos da aeronave. Mas para Baez, o aprendizado de verdade é passado das crianças para os adultos. “Com eles nós aprendemos uma lição de amor e, principalmente, humildade, pois com o mínimo que nós oferecemos as elas já ficam contentes”, exaltou. Sayuri prosseguiu dizendo que, “para resumir, serei eternamente grata a eles, pois a satisfação de estar junto e proporcionar felicidade a essas crianças nunca mais irei esquecer”.

HUMILDADE

A superintendente falou ao Perfil News que teve três momentos que foram os mais marcantes. Um menino, imaginando estar em uma aeronave comercial perguntou: moça cadê as aeromoças? Já outro, mais emocionado ainda, falou para o coleguinha não tomar a água porque eles serviriam lanche, como acontecem nos voos comerciais. “Agora o que me derrubou foi um fofo que foi no último dia. Eu abri um copo de água para um menino e ele me respondeu, obrigado tia, te amo tá. Esse carinho é a nossa maior recompensa de desenvolver esse trabalho”.

PROJEÇÃO

Devido ao sucesso da atividade, a organizadora falou que existe um projeto para levar idosos que vivem asilos na cidade. Outro que ainda não saiu do papel é de levar alunos de escolas públicas. “Porém, necessitamos de mais tempo para organizar, pois dependemos da disponibilidade do mecânico e do piloto”. Para avançarmos, tem uma série de fatores que precisam ser levados em conta. Se dependesse de mim, eles estavam aqui todos os dias e, por isso, caso aconteça o interesse de outras instituições, não terei vergonha enviar outro oficio pedindo apoio ao diretor da Imetame.

Alunos da Apae se entusiasmaram com a vista a um avião de grande porte. A alegria era percebida em seus olhares(Foto: Sayuri Baez)

sentados cada um em sua poltrona, eles puderam imaginar como estivessem em voo (Foto

Alunos da APAE de Três Lagoas ‘decolam’ na imaginação em avião da Imetame

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.