17.2 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Alunos da Escola do Sesi de Três Lagoas são premiados em Olimpíada Nacional de Ciência

Dos 16 alunos da Escola do Sesi em Três Lagoas que se inscreveram na Olimpíada, 10 foram premiados

Estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Escola do Sesi de Três Lagoas foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze e também receberam menção honrosa na edição 2020 da Olimpíada Nacional de Ciência. Por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a edição 2020 foi totalmente online, o que proporcionou segundo a organização maior acessibilidade para os estudantes de todo o país. As provas foram divididas em duas etapas online, a primeira em agosto do ano passado e a segunda em janeiro de 2021.

A diretora da Escola do Sesi de Três Lagoas, Zuleica Alves Guimarães, destacou o bom desempenho dos alunos na segunda fase da Olimpíada e a dedicação de toda a equipe pedagógica, que incentivou e preparou os alunos para essa etapa. “Ficamos muito felizes e orgulhosos com o resultado dos nossos alunos, pois tivemos quatro alunos medalhistas e seis alunos que receberam menção honrosa. Isso revela que todo o investimento que o Sesi de MS e a equipe pedagógica da escola de Três Lagoas têm feito no trabalho de estímulo à iniciação científica dos alunos está surtindo resultados positivos”, ressaltou Zuleica Guimarães.

Segundo a coordenadora pedagógica Elaine da Silva Ferreira, atividades como essa estimulam o interesse dos alunos pelo estudo das ciências e tecnologias, populariza o conhecimento científico e revela talentos entre os estudantes. “A participação dos alunos em Olimpíadas, proporciona aos estudantes, novas descobertas e novos conhecimentos. Por serem desafiadoras, servem de motivação para os alunos se dedicarem aos conteúdos aplicados. Toda a escola está em festa com o resultado da ONC. Fico feliz por nossos alunos e grata aos nossos professores que não mediram esforços para essa conquista”, comemorou Eliana Ferreira.

Entre os temas abordados nas provas questões de Astronomia, Biologia, Física, História e Química. Dos 16 alunos da Escola do Sesi em Três Lagoas que se inscreveram na Olimpíada, 10 foram premiados. O professor da disciplina de Física, Denis Welton da Silva Nascimento, destaca o empenho dos estudantes e do corpo docente. “Esse resultado demonstra o engajamento, empenho e determinação dos nossos alunos. E exalta a qualidade do trabalho incansável do corpo docente da Escola do Sesi de Três Lagoas, que principalmente nesse período difícil de pandemia, ganha cada vez mais destaque pela resiliência e rápida adaptação ao formato EaD para garantir a qualidade de ensino aos nossos alunos”, completou Denis Nascimento.

O aluno do 8º ano do Ensino Fundamental, Rafael Salvadego de Paula, recebeu medalha de ouro. Já a aluna do 8º ano do Ensino Fundamental, Júlia Rigoleto Matheus Santos, ganhou medalha de prata, enquanto os dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, Juhan Carlos de Sousa Lopes, e da 3ª série do Ensino Médio, Manoela dos Santos Esgalha, foram premiados com medalhas de bronze.  Além das medalhas, outros seis estudantes receberam menção honrosa, foram eles:  os alunos da 1ª série do Novo Ensino Médio, Geovanna Fernandes de Mattos e Heron Nogueira Cipriano Junior; a aluna da 2ª série do Ensino Médio, Maria Eduarda Barbosa Pereira, e os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, Ana Lívia Nóia Gonçalves, Elian Bressan Abraão e Alana Almeida.

A aluna da 2ª série do Novo Ensino Médio, Geovanna Fernandes de Mattos, falou da emoção de ser premiada. “Todo ano sempre participo das olimpíadas de ciências, mas nunca tinha passado para a 2°fase. Este ano, me preparei melhor com a ajuda dos professores e consegui passar para a 2°fase. Estou muito feliz por ter recebido menção honrosa”. Emoção dividida com o colega de turma o aluno, Heron Nogueira Cipriano Junior. “Fazer a prova da ONC foi uma experiência um tanto desafiadora. Receber menção honrosa foi surpreendente, os professores nos incentivaram e apoiaram para fazer. Quero participar da próxima edição e buscar o primeiro lugar”, finalizou Heron Cipriano Junior.

ONC

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o Instituto Butantan,  a Sociedade Astronômica Brasileira  e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.