25/04/2013 09h20 – Atualizado em 25/04/2013 09h20

Mais de 520 alunos recebem kits do Projovem Trabalhador

Da Redação

A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), em conjunto com o Instituto Semear de Educação Profissional de MS, realizaram nesta terça-feira (23) a entrega de mais de 520 kits estudantis aos alunos do Programa Projovem Trabalhador-Juventude Cidadã nos municípios de Nova Andradina (150 alunos), Bataguassu (200) e Ivinhema (175).

O Governo do Estado, por meio da Funtrab, aderiu ao Programa, mediante assinatura de Termo de Adesão celebrado com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para atender 5.500 jovens em 38 municípios. O Instituto Semear é uma das empresas executoras dos cursos de qualificação social e profissional do Programa, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Andradina.

Cada aluno recebeu o kit estudantil (mochila, duas camisetas, caderno universitário, estojo com canetas, lápis, borracha, apontador) e inclusão no seguro de vida.

Em Nova Andradina são 150 vagas distribuídas nos seguintes arcos ocupacionais: Administração, Beleza e Estética e Comércio. No município de Bataguassu, os alunos cursam Administração, Alimentação, Beleza e Estética, Comércio e Telemática. Já em Ivinhema são 175 vagas distribuídas em Administração, Beleza e Estética, Comércio e Telemática.

O PROGRAMA

O Projovem Trabalhador-Juventude Cidadã beneficia jovens de 18 a 29 anos em situação de desemprego e que sejam membros de famílias com renda per capita de até um salário mínimo, em virtude de suas condições socioeconômicas, tem maior dificuldade de inserção na atividade produtiva, ou seja, de maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho.

No conteúdo do Projovem Trabalhador deste ano, além da carga horária de 100 horas/aula de qualificação social e 250 horas/aula de qualificação profissional, os alunos terão aulas sobre empreendedorismo. Durante a participação, os alunos receberão em conta individual, um auxílio financeiro no valor de R$ 100,00, durante seis meses, custeados pelo Ministério do Trabalho e Emprego(MTE). A Funtrab disponibiliza o kit estudantil (mochila, duas camisetas, caderno universitário, estojo com canetas, lápis, borracha, apontador) e seguro de vida.

O Projovem Trabalhador tem como objetivo estratégico preparar o jovem para ocupação com vínculo empregatício ou para outras atividades produtivas geradoras de renda por meio da qualificação social e profissional. Outro objetivo é a inserção de, no mínimo, 30% dos jovens qualificados no mundo do trabalho.

(*) Com informações de Notícias MS

Comentários