20.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de outubro, 2021
InícioCaderno PerfilGastronomiaAlunos do Senac MS participam de competição nacional

Alunos do Senac MS participam de competição nacional

A Competição Senac de Educação Profissional é uma ação do Departamento Nacional do Senac e já é realizada desde 2016

Maria Luiza Batista Souza era pequena quando se encantou pela arte de cozinhar. Foi quando um chef de cozinha lhe sugeriu: “Não desista dos sonhos, nunca!”. A frase ficou marcada e é, até hoje, lembrada pela – agora – aluna do curso de Cozinheiro no Senac Turismo e Gastronomia, que representará Mato Grosso do Sul na Competição Senac de Educação Profissional, disputa nacional que reúne os melhores alunos de cada instituição pela ocupação cozinha.

Método, disciplina, técnica, criatividade. Na medida certa, tudo observado pelos juízes, os melhores docentes dos Senac espalhados pelo Brasil. “É muito diferente do dia a dia da cozinha, é preciso ser e estar correto em tudo, mas eu vejo isso como uma oportunidade de abrir as portas do meu futuro profissional”, diz a aluna Maria Luiza.

Outro aluno do Senac Turismo e Gastronomia é Patrick Souza da Silva Delmondes, do curso de Garçon. Ele vai participar da competição pela ocupação Serviços de Restaurante e já conta os dias que faltam para o início da competição. Militar, soube do Programa Soldado Cidadão, parceria da instituição com as Forças Armadas e que garante qualificação profissional aos jovens depois que eles deixam a corporação. “Eu assisti uns vídeos da competição e me apaixonei de um jeito”, diz. “Não é só servir. Tem todo um estudo, um porquê seguir a ordem. É organizado e precisa seguir uma disposição para fazer dar certo. Com o apoio que estamos recebendo, tanto do Senac quanto do Exército, estou empolgado. Quero fazer dessa, a minha profissão e oportunidade de futuro”, conta o jovem.

Novas experiências – O docente Arthur Gomes Coelho é quem está orientando Maria Luiza. Ele também será avaliador na competição nacional e afirma que, participar de um evento como este, é desafiador para docentes e alunos. “É uma competição acirrada. Julgamos habilidades como organização, limpeza, técnica, uso dos métodos de cocção e equipamentos corretos, higiene, manipulação dos alimentos. Tudo o que é preconizado no curso precisa ser feito, com excelência em quatro horas”, explica.

Para o barman Gustavo Bertolucci que trabalha no restaurante Terrasdaságuas, em Campo Grande, todos os participantes dessa competição ganham, já que o acesso as informações e as experiências adquiridas são riquíssimas. “Poucos têm acesso a esse nível de conhecimento e, ao chegar até a Competição Senac de Educação Profissional, o aluno vai adquirir e replicar ao restante do grupo e, consequentemente, ao trade local”, diz. Gustavo é o orientador de Patrick. “Essa competição cria novas oportunidades de ensino e serve de base para a construção de novos cursos ou até mesmo a ampliação dos já existentes, deixando-os mais robustos; formando especialistas para o mercado”, opina Gustavo. “São profissionais de ponta que são escolhidos para participarem”, justifica. “Quisera que todos os segmentos pudessem participar de campeonatos assim: o setor de serviços teria excelência em todos os níveis”.


A competição – A Competição Senac de Educação Profissional é uma ação do Departamento Nacional do Senac e já é realizada desde 2016, exclusivamente voltada para atividades do comércio. Entre os objetivos, está o intercâmbio e o compartilhamento de informações entre os Regionais, com vistas ao aprimoramento das competências comuns. Também valoriza a ação educacional do Senac por meio de disputas entre alunos, revelando talentos e a identificação dos que estão aptos a participar do processo de preparação que define os representantes do Brasil na WordSkills, a mais importante competição mundial de educação profissional.

O Senac Mato Grosso do Sul já enviou um representante para essa competição em 2018  na ocupação Serviços de Restaurante.

A Competição Senac de Educação Profissional será realizada em outubro, na cidade de de Vitória (ES). A disputa na modalidade pela ocupação Cozinha será realizada entre 4 e 10 de outubro e pela ocupação Serviço de Restaurante entre 25 a 31 de outubro.

(*) Infinito Comunicação

Comentários
MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comentários
error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.