21.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Amigos criam projeto que já alimentou mais de 680 famílias em Ceia de Natal

A ideia surgiu de uma conversa descontraída entre dois amigos e só no Natal de 2020 distribuiu 500 refeições

“Feliz… Feliz Natal! Que nos traz de volta as ilusões da infância, recorda ao idoso os prazeres da juventude e transporta o viajante de volta à própria lareira e à tranquilidade do seu lar”, afirmou o escritor inglês Charles Dickens há mais ou menos 280 anos, em seu livro Contos de Natal.

Apesar de ser considerado por diversos críticos o mais popular e humano dos romancistas ingleses, Dickens não considerou em sua afirmação que nem toda criança teve ilusões de infância, nem todo idoso tem prazeres da juventude a serem recordados e nem todo viajante tem um lar tranquilo para o qual possa retornar.

Mas existem pessoas, seres humanos, que se unem – principalmente em épocas que deviam ser felizes – para levar alegria, dignidade, ajuda, e fazer com que memórias felizes sejam construídas.

Amigos criam projeto que já alimentou mais de 680 famílias em Ceia de Natal

FRANGO SOLIDÁRIO

A ideia surgiu de uma conversa descontraída. O comerciante Luis Antônio Pinheiro – mais conhecido como Pinheirinho – e Ricardo Ojeda – jornalista e empresário à frente deste portal de notícias: dois amigos

A princípio seriam 30 frangos assados, algo pequeno que pudessem fazer a quatro mãos para ajudar algumas famílias em situação de necessidade. Até que Laerte Augusti, presidente dos Brutus-MS, equipe de especialistas em churrasco, aderiu à ideia, que ganhou tamanho e volume de arrecadações.

Amigos criam projeto que já alimentou mais de 680 famílias em Ceia de Natal

A primeira edição do Frango Solidário aconteceu em 2019, e resultou em cerca de 180 frangos, 100 costelas, refrigerantes e 100 cestas básicas, doadas pelo professor Urbano Azambuja.

NATAL PANDÊMICO

O Frango Solidário foi um projeto que nasceu de coração antes mesmo da pandemia. E então a crise, a fome e a falta aumentaram em 2020, e os amigos, e parceiros de projeto, decidiram colocá-lo em prática, mas numa proporção ainda maior.

Amigos criam projeto que já alimentou mais de 680 famílias em Ceia de Natal

“Em 2020 nós decidimos ampliar, tivemos mais tempo pra nos organizar e conseguimos fazer 500 frangos, doar 500 refrigerantes de 2 litros, 500 panetones e 500 farofas também. Tivemos o apoio de muitas pessoas, contamos com a ajuda de bastante gente”, conta Pinheirinho sobre a 2ª edição do Frango Solidário.

Os principais envolvidos no movimento foram Ricardo Ojeda, Pinheirinho, Laerte Augusti e a equipe dos Brutus, e o grupo de escoteiros Guaicurus.

QUEM GANHOU?

A equipe do projeto ficou incumbida de preparar as refeições e kits para a distribuição na véspera do Natal de 2020, mas quem ganharia estes kits?

“Como era muita coisa pra doar, graças a Deus, pra gente não se comprometer e acabar doando errado, a gente optou por doar para instituições de caridade, que já ajudam pessoas em situação de necessidade, sem situação de credo. Então a gente entrou em contato com várias instituições, perguntamos quantas pessoas eles assistiam regularmente e com esse número a gente entregava a quantidade de vales referentes às pessoas que eram ajudadas, pra que pudessem pegar os kits no dia”, explica Pinheiro sobre a distribuição das doações.

Amigos criam projeto que já alimentou mais de 680 famílias em Ceia de Natal

Igrejas Católicas, Evangélicas, Vila Vicentina, Centros Espírita… O projeto contou com a colaboração de várias instituições para fazer a distribuição dos kits para pessoas e famílias que precisavam e evitar aglomeração e qualquer tipo de desordem. E tudo correu bem, conforme planejado.

Para este ano? Ainda nada se sabe, pois estamos em junho. Mas levar alegria, sabor, paz e boas memórias a quem precisa é sempre um ótimo convite. Então, caso você veja algum banner ou publicação referente ao Frango Solidário nos próximos meses, não hesite em ajudar!

*Esta matéria faz parte de uma série de reportagens especial em homenagem aos 106 anos de Três Lagoas, que enaltece e valoriza a solidariedade e o afeto três-lagoense, principalmente durante o período difícil que marca o ano de 2020 e o primeiro bimestre de 2021.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.