26 C
Três Lagoas
sábado, 25 de junho, 2022
InícioTrês LagoasEspecial Três LagoasAmigos criam projeto que já alimentou mais de 680 famílias em Ceia...

Amigos criam projeto que já alimentou mais de 680 famílias em Ceia de Natal

A ideia surgiu de uma conversa descontraída entre dois amigos e só no Natal de 2020 distribuiu 500 refeições

“Feliz… Feliz Natal! Que nos traz de volta as ilusões da infância, recorda ao idoso os prazeres da juventude e transporta o viajante de volta à própria lareira e à tranquilidade do seu lar”, afirmou o escritor inglês Charles Dickens há mais ou menos 280 anos, em seu livro Contos de Natal.

Apesar de ser considerado por diversos críticos o mais popular e humano dos romancistas ingleses, Dickens não considerou em sua afirmação que nem toda criança teve ilusões de infância, nem todo idoso tem prazeres da juventude a serem recordados e nem todo viajante tem um lar tranquilo para o qual possa retornar.

Mas existem pessoas, seres humanos, que se unem – principalmente em épocas que deviam ser felizes – para levar alegria, dignidade, ajuda, e fazer com que memórias felizes sejam construídas.

FRANGO SOLIDÁRIO

A ideia surgiu de uma conversa descontraída. O comerciante Luis Antônio Pinheiro – mais conhecido como Pinheirinho – e Ricardo Ojeda – jornalista e empresário à frente deste portal de notícias: dois amigos

A princípio seriam 30 frangos assados, algo pequeno que pudessem fazer a quatro mãos para ajudar algumas famílias em situação de necessidade. Até que Laerte Augusti, presidente dos Brutus-MS, equipe de especialistas em churrasco, aderiu à ideia, que ganhou tamanho e volume de arrecadações.

A primeira edição do Frango Solidário aconteceu em 2019, e resultou em cerca de 180 frangos, 100 costelas, refrigerantes e 100 cestas básicas, doadas pelo professor Urbano Azambuja.

NATAL PANDÊMICO

O Frango Solidário foi um projeto que nasceu de coração antes mesmo da pandemia. E então a crise, a fome e a falta aumentaram em 2020, e os amigos, e parceiros de projeto, decidiram colocá-lo em prática, mas numa proporção ainda maior.

“Em 2020 nós decidimos ampliar, tivemos mais tempo pra nos organizar e conseguimos fazer 500 frangos, doar 500 refrigerantes de 2 litros, 500 panetones e 500 farofas também. Tivemos o apoio de muitas pessoas, contamos com a ajuda de bastante gente”, conta Pinheirinho sobre a 2ª edição do Frango Solidário.

Os principais envolvidos no movimento foram Ricardo Ojeda, Pinheirinho, Laerte Augusti e a equipe dos Brutus, e o grupo de escoteiros Guaicurus.

QUEM GANHOU?

A equipe do projeto ficou incumbida de preparar as refeições e kits para a distribuição na véspera do Natal de 2020, mas quem ganharia estes kits?

“Como era muita coisa pra doar, graças a Deus, pra gente não se comprometer e acabar doando errado, a gente optou por doar para instituições de caridade, que já ajudam pessoas em situação de necessidade, sem situação de credo. Então a gente entrou em contato com várias instituições, perguntamos quantas pessoas eles assistiam regularmente e com esse número a gente entregava a quantidade de vales referentes às pessoas que eram ajudadas, pra que pudessem pegar os kits no dia”, explica Pinheiro sobre a distribuição das doações.

Igrejas Católicas, Evangélicas, Vila Vicentina, Centros Espírita… O projeto contou com a colaboração de várias instituições para fazer a distribuição dos kits para pessoas e famílias que precisavam e evitar aglomeração e qualquer tipo de desordem. E tudo correu bem, conforme planejado.

Para este ano? Ainda nada se sabe, pois estamos em junho. Mas levar alegria, sabor, paz e boas memórias a quem precisa é sempre um ótimo convite. Então, caso você veja algum banner ou publicação referente ao Frango Solidário nos próximos meses, não hesite em ajudar!

*Esta matéria faz parte de uma série de reportagens especial em homenagem aos 106 anos de Três Lagoas, que enaltece e valoriza a solidariedade e o afeto três-lagoense, principalmente durante o período difícil que marca o ano de 2020 e o primeiro bimestre de 2021.

Comentários
MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.