26.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

ANAURILÂNDIA:Rodeio, Boi no rolete e inaugurações marcaram o aniversário do município

10/11/2002 17h46 – Atualizado em 10/11/2002 17h46

Anaurilândia comemora hoje, dia 11, 39 anos de emancipação política-administrativa. Várias festividades marcaram a data máxima do município. Milhares de pessoas da cidade e de outras regiões estiveram participando dos eventos. Ontem, mais de três mil pessoas passaram pelo pavilhão de eventos para onde foi servido o tradicional boi no rolete. Nem o vendaval e as fortes chuvas que caíram durante tarde não ofuscou o brilho da festa. A prova de laço em duplas foi prejudicada, atrasando seu início, mas mesmo com as chuvas ela aconteceu, apesar da lama. Várias autoridades estiveram presentes prestigiando o evento, entre elas, os deputados Murilo Zauith, Geraldo Resende e Roberto Orro, além dos prefeitos, Roberto Hashioca, Nova Andradina e Felipe Orro, de Aquidauana.

FESTA DO PEÃO

Outra festividade que já virou tradição e sempre é recorde de público é a Festa do Peão, que se denomina Encontro de Campeões de Rodeio, que este ano foi realizada entre os dias 7 e 11 de novembro no Parque de Exposições e Lazer Maurício Thomazini, pela quinta vez consecutiva.

Além disso, outros eventos iniciaram no 1º de novembro como a inauguração da capela Nossa Senhora Aparecida, no cemitério Municipal, pavimentação asfáltica, esgoto, galerias e moradias foram as principais conquistas do município neste ano. Segundo o prefeito Edinho Takazono, para o ano que vem tem mais. “Estamos com as finanças saneadas. Os vencimentos do funcionalismo estão garantidos, incluindo o décimo terceiro salário, e agora vamos ter dois deputados federais para nos ajudar, no caso do deputados Geraldo Resende e Murilo Zaiht que tiveram expressiva votação da cidade, e nada mais justo reivindicar aos parlamentares uma atenção mais carinhosa com Anaurilândia”. “No parlamento estadual, prossegue Edinho, temos dois deputados Roberto Orro e Akira Otsubo, que representa muito bem a cidade a nível estadual. Portanto, acredito que o cenário é extremamente positivo para o município, diante dessas lideranças que tem compromisso com a comunidade de Anaurilândia. Só espero que o governador Zeca do PT olhe com mais atenção para nós, e não apenas para os municípios onde o prefeito tem afinidade com o Governo do Estado,” ressalta.

CARACTERÍSTICAS

Com pouco menos de 8 mil habitantes (contando a zona urbana e rural), a cidade é conhecida pelo atrativo da pecuária. Mas a história de Anaurilândia começa em 19 de janeiro de 1940. Ciriaco Gonzalez adquiriu 5.870 ha de terra, na região denominada “água amarela”, e em 1948 começou a loteá-la com o objetivo de se estabelecer um povoado.

A cidade começou com 56 lotes e não houve a criação de distrito. O município foi criado pela lei número 1.948 de 11.11.1963. Contudo a data de sua emancipação política é comemorada em 11 de novembro.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.