18.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros; veja cuidados

O primeiro passo para enfrentar a doença é reconhecer a necessidade de ajuda e procurar um profissional

Mais de 18,6 milhões de brasileiros são afetados pela ansiedade, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

E, neste mês de janeiro é realizado uma grande campanha em prol da saúde mental, com o objetivo de chamar a atenção da população dos cuidados necessários com a saúde mental e emocional.

Além da ansiedade, outros diversos transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número de pessoas incapacitadas nas Américas.

A covid-19 fez não só com que esses transtornos se agravassem, mas também trouxe novas questões.

O Presidente do Cosems/MS, Rogério Leite conta “a pandemia agravou muito as questões relativas à saúde mental, precisamos discutir os serviços que temos. O Brasil e o Estado carecem de clínicas especializadas para internações de casos graves, e a judicialização, muitas vezes exime a família das responsabilidades com o indivíduo e repassa todo o dever de cuidado para o Estado”.

“A saúde mental é complexa, e está ligada a vários fatores e como uma boa alimentação, o desemprego, o desconhecimento e a incompreensão por parte da família. O primeiro passo para enfrentar a doença é reconhecer a necessidade de ajuda e procurar um profissional. O atendimento começa na Atenção Primária, na unidade básica de saúde. Neste mês todos os municípios de MS vão trabalhar o assunto nas Unidades de Saúde, seja por meio de rodas de conversa, palestras e campanhas”, complementa Rogério.
.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.