34.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Antes combativo, PT silencia diante de cenário eleitoral sem chance de vitória

O partido chegou a ensaiar uma possível candidatura de Zeca do PT empolgado com a posição do ex-presidente Lula nas pesquisas de intenções de voto

Willams Araújo

Antes combativo na época em que era liderado por Zeca do PT, o Partido dos Trabalhadores faz uma pré-campanha acanhada desde que indicou em 12 de abril o nome da advogada de Giselle Marques para disputar o governo de Mato Grosso do Sul.

Quem conhece a história de luta do partido, que já governou o Estado por duas vezes com Zeca do PT, nota que o PT parece silenciar diante de cenário eleitoral que não tem sem chance de vitória, conforme analistas.

A pré-campanha pela cadeira hoje ocupada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) destaca mais a participação dos principais adversários de Giselle Marques, como Eduardo Riedel (PSDB), André Puccinelli (MDB), Marquinhos Trad (PSD) e Rose Modesto.

Pelo menos nas redes sociais e nas agendas de pré-campanha em Campo Grande e pelo interior, o movimento dos rivais é mais notório.

Na verdade, desde que deixou de ser hegemônico em Mato Grosso do Sul, o PT participou das eleições com candidatos de pouca expressão eleitoral.

Em 2018, por exemplo, época em que o governador Reinaldo Azambuja foi reeleito ao derrotar o juiz aposentado Odilon de Oliveira (PDT), o PT disputou o cargo com Humberto Amaduccci, ex-prefeito de Mundo Novo.

O partido chegou a ensaiar uma possível candidatura de Zeca do PT empolgado com a posição do ex-presidente Lula nas pesquisas de intenções de voto. No entanto, o ex-governador desistiu de postular o cargo, abrindo espaço para outros correligionários.

A leitura que se faz é que a indicação da advogada servirá apenas para montagem de palanque do partido, que trabalha para reeleger seus deputados estaduais Pedro Kemp e Amarildo Cruz e o federal Vander Loubet.

PAUTAS

Giselle Marques tem 54 anos, é advogada, professora universitária, doutora em Direito e pós doutora em desenvolvimento regional. Já foi superintendente do Procon de Mato Grosso do Sul entre 2004 e 2007.

Em seu discurso no ato em que foi oficializada pré-candidata, Giselle disse que está preparada para governar Mato Grosso do Sul.

Pautas como a justiça social, zoneamento econômico e ecológico e desenvolvimento sustentável foram assuntos recorrentes no discurso da pré-candidata. Durante o evento, a advogada falou sobre a necessidade básica das pessoas à alimentação e sobre política econômica.

Como a campanha oficial só começa para valer a partir de julho com a realização das convenções partidárias, a militância petista espera maior empolgação na caminhada de Giselle Marques rumo ao Parque dos Poderes. 

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.