21.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ao Perfil News, André Bittencourt elenca desafios de ‘comandar’ Câmara de Três Lagoas

06/02/2017 08h38

“A Câmara é a casa do povo e esse é meu lema. Ela está cem por cento aberta à população’’, defende o vereador

Lucas Gustavo

André Bittencourt (PSDB), Empresário e advogado, recentemente conquistou também a importante função de presidir a Câmara de Três Lagoas pelo biênio 2017/2018. Eleito com 1.072 votos, o vereador, de ‘primeira viagem’, mas com conhecimento de administração pública admirável, concedeu entrevista ao Perfil News. Ele, quem tem 34 anos, foi ouvido pelo diretor do site, Ricardo Ojeda, e elencou os possíveis desafios em ‘comandar’ a Casa de Leis Municipal.

André usou a palavra ‘responsabilidade’ para definir o cargo que ocupa. O político considera que o comprometimento cresce pelo fato de o município estar em evidência no Brasil pela geração de empregos, além de ser conhecido como a Capital Mundial de Celulose. Apesar da missão de gerir o Legislativo de uma cidade com renome nacional, ele se diz lisonjeado por estar na função.

“Eu nunca havia disputado uma eleição antes; sempre optei trabalhar nos bastidores da política. Além da responsabilidade, estou orgulhoso em saber que represento a população e os demais vereadores. É claro que tudo isso não deixa de ser um desafio, pois estamos gerindo dinheiro público’’, afirmou o presidente.

EXONERAÇÕES

Na última quinta-feira (2), assim que a Câmara retornou do recesso, André precisou exonerar vários servidos por força de apontamentos judiciais. Os demitidos tiveram que deixar os cargos, pois trabalhavam em regime comissionado, sem aprovação em concurso. Mesmo ciente de que cumpriu com determinações impostas pelo Ministério Público, o presidente lamentou a saída dos funcionários.

“Ficamos tristes quando nos vemos na obrigação de tirar o trabalho de alguém. Todos que estavam aqui serviram com dignidade e são excelentes profissionais. Houve um concurso público e os contratados não poderiam mais permanecer’’, explicou o vereador, acrescentando que os exonerados tiveram a oportunidade de participar do certame.

RELACIONAMENTO COM O PREFEITO

Durante a entrevista, André Bittencourt disse que é de conhecimento de todos seu companheirismo e admiração em relação ao prefeito Angelo Guerreiro. Os dois, inclusive, integram a mesma sigla partidária, o PSDB.

“O Guerreiro é um grande amigo em particular. Em poucos dias de governo, ele já mostrou um bom trabalho e que veio para ‘fazer história’. Acreditamos que continuará assim até o final do mandato; a população só tem a ganhar com isso’’, resumiu.

O presidente revelou que fará de tudo para que o trabalho dos poderes Legislativo e Executivo esteja sincronizado. Ele considera que não existem razões para que haja rivalidade entre Casa de Leis e prefeitura. André defende que a harmonia das duas ‘forças’ é necessária para que os interesses dos moradores sejam atendidos.

“Os 17 vereadores foram eleitos com a esperança da população em reconstruir Três Lagoas. Não há motivos de se ter uma Câmara em desencontro com o prefeito. Não estamos aqui para fazer uma me oposição para nos autopromovermos. Enquanto o Executivo estiver no caminho certo, estaremos no caminho certo’’, comentou.

IMPARCIALIDADE

Sobre sua proximidade com Guerreiro, André garantiu que o companheirismo entre os dois não afetará em nada nas decisões públicas na Câmara. “Sou um cara pautado pela ética e sei separar muito bem o mandato e minha amizade com o prefeito. Todos os projetos encaminhados por ele serão analisados com afinco; minha formação exige isso, sou advogado’’, esclareceu.

Depois de destacar sua imparcialidade na posição de presidente o Legislativo, o vereador, em seu lado cidadão, explicou à reportagem que, assim como os demais moradores, tem perspectivas boas sobre a administração municipal.

“Mesmo sendo vereador, moro em Três Lagoas e sou eleitor. Confio no nosso prefeito e votei nele. Por isso, tenho esperança nesse mandato. Estou certo de que o Guerreiro não vai apresentar nenhum Projeto de Lei que desabone a conduta dele como prefeito’’, expôs.

ALAGAMENTOS

Em relação aos alagamentos nos mais diversos bairros de Três Lagoas, problema antigo e que tira a tranquilidade da população, André afirmou que já discutiu o assunto com Angelo Guerreiro. Segundo ele, há um projeto em andamento para que a situação seja solucionada. Apesar do plano em execução, o presidente lembra que são obras que demandam tempo.

“É claro que não vamos resolver o problema da noite para o dia. Mas a partir do momento em que damos o primeiro passo, já é importante. Conversei com o prefeito e há um planejamento para que cada ano esse volume de água seja diminuído. De fato faltaram investimentos, porém não cabe a mim e a esta Câmara julgarmos mandatos passados’’, considerou.

CASA DO POVO E LEGALIDADE

Ao Perfil News, André explicou que uma das suas pretensões à frente da presidência é fazer com que a Câmara conquiste o ‘titulo’ de ‘casa do povo’. Para isso, ele pretende desenvolver uma gestão com participação popular, onde os moradores tenham liberdade para expressarem críticas e sugestões.

“Na realidade, se criou uma barreira entre o vereador e a comunidade. Muitas vezes, infelizmente, ele é visto como inimigo. A Câmara é a casa do povo e esse é meu lema. Ela está cem por cento aberta à população. Meu discurso não seria plausível se eu não recebesse o povo’’, destacou.

Outra ‘bandeira’ que o vereador declarou carregar é da legalidade. Segundo ele, além da aproximação dos três-lagoenses, sua presidência será pautada pela clareza. “Vou continuar um trabalho em cima da honestidade e legalidade; a lisura será fator predominante’’, enfatizou André, frisando que o Portal da Transparência da Câmara será aprimorado.

APLAUDIR DE PÉ

O presidente usou a expressão ‘aplaudir de pé’ para classificar o trabalho desenvolvido por André Ribeiro na diretoria geral da Câmara. O vereador também elogiou a postura do servidor na função e anunciou que ele permanecerá no cargo.

“Para escolhermos uma pessoa nessa envergadura de tamanha importância é preciso ter credencial. Um profissional igual ao André, em termos de transparência, e pelo excelente trabalho prestado na gestão passada, é difícil encontrar disponível no mercado. Não é rasgando seda, pois não tenho essa necessidade, mas a organização dele é para se aplaudir de pé’’, comentou.

VISITAS

Enquanto a reportagem do Perfil News entrevistava André Bittencourt, uma das pessoas recebidas por ele foi o advogado Nilson Cavalcante. O visitante, que é amigo do vereador, deixou votos de boa sorte.

“Desejo boas vindas e que Deus abençoe não somente ele, mas toda a Câmara e o prefeito Angelo Guerreiro. A empreitada não será fácil, mas creio que todos vão fazer um ótimo trabalho’’, discorreu Nilson.

O atual presidente da Câmara de Três Lagoas, vereador André Bittencourt, disse que seu compromisso no legislativo é com a população (Foto: Perfil News)

O atual presidente da Câmara de Três Lagoas, vereador André Bittencourt disse que seu compromisso no legislativo é com a população. (Foto: Perfil News)

André Bittencourt, advogado empresário, exerce a função de vereador pela primeira vez (Foto: Perfil News)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.