34 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Apesar do cenário da pandemia, International Paper e Instituto AIPI graduam 50 alunos em 2020

“É como se a gente formasse um filho. Entra um jovem, e sai um profissional”, afirma Lilian Binhardi, professora voluntária do Projeto Formare

Se foi dita por Albert Einstein ou faz parte da bagagem da sabedoria popular passada de geração em geração, isso talvez nunca consigamos apurar. Mas a boa e velha frase “o conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de você” é uma verdade irrefutável.

Apesar do cenário da pandemia, International Paper e Instituto AIPI graduam 50 alunos em 2020

Em 2020, o Brasil (e o mundo) começou a descer num escorregador sem previsão de chegada ao fim: a pandemia da Covid-19. E isso nos levou a muitas adaptações. Aulas suspensas, e em seguida remotas. Provas online, algumas dificuldades de adaptações tecnológicas. Mas nem tudo seguiu na onda do pessimismo.

ESCOLA FORMARE

Em meio às incertezas da pandemia, a Escola Formare, programa social de educação profissional, graduou 50 alunos, e isso só em Três Lagoas.

Estes alunos, hoje, são certificados como Assistentes de Produção Industrial, emitidos pela Fundação Iochpe e pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo Ministério da Economia.

Apesar do cenário da pandemia, International Paper e Instituto AIPI graduam 50 alunos em 2020

AJUSTES

Devido à pandemia, as aulas foram ministradas no modelo de ensino à distância, com o apoio de educadores voluntários.

“Como todo ano, não foi diferente a expectativa da nova turma do Formare em 2020. Mas foi um ano desafiador, claro, na questão da interação com os alunos. As aulas online mostraram o quanto é importante estar em contato com eles; mesmo à distância, manter a troca de experiências, a comunicação ativa. Foi uma experiência muito diferente de tudo, mas muito satisfatória”, conta Lilian Binhardi, educadora voluntária da International Paper.

A professora diz que ao conhecer o Projeto, sentiu um amor à primeira vista. “Ser mulher, mãe, profissional… O tempo para as aulas voluntárias é bem raro, mas eu topei logo de início. Porque quando a gente forma um aluno, é como se a gente formasse um filho. É muito bonito vê-los passando por todas as etapas. Entra um jovem, e sai um profissional”.

A EXPERIÊNCIA

“Eu buscava um curso que me fizesse crescer, e ingressar no Formare foi uma grande oportunidade. A International Paper é a maior produtora de papel do mundo, né, e fazer um curso que poderia me oferecer várias oportunidades logo quando eu estava saindo do ensino médio foi uma grande chance para mim”, explica Marcos Emanuel, ex-aluno do Projeto Formare de 2020.

Apesar do cenário da pandemia, International Paper e Instituto AIPI graduam 50 alunos em 2020

GRANDES EMPRESAS…

Oferecem grandes ajudas. Como é o caso da International Paper. Que só em Três Lagoas, por meio do Projeto Formare, graduou 50 Assistentes de Produção Industrial, algo que nunca, jamais será tirado destes jovens profissionais.

Além do Formare, aconteceu, também, o Concurso de Redação, também de forma online, em parceria com o Redação Online, e recebeu 33 mil inscrições.

Apesar do cenário da pandemia, International Paper e Instituto AIPI graduam 50 alunos em 2020

A IP contribuiu com outras iniciativas por Três Lagoas e região, para diminuir a angústia causada pela pandemia no período de 2020 para cá. Estas serão contadas em breve, ainda neste caderno do portal Perfil News.

Grande ou pequena, toda ajuda é bem-vinda. Principalmente em momentos de grande necessidade. E, ainda mais, quando é permanente.

*Esta matéria faz parte de uma série de reportagens especial em homenagem aos 106 anos de Três Lagoas, que enaltece e valoriza a solidariedade e o afeto três-lagoense, principalmente durante o período difícil que marca o ano de 2020 e o primeiro bimestre de 2021.

(*) Beatriz Rodas

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.