19.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Após festas de final de ano, testes positivos de covid quase triplicam e acendem alerta no Rio de Janeiro

Aumento acende um alerta em meio à chegada da variante ômicron ao país e do apagão de dados oficiais sobre covid-19 verificado nas últimas semanas

A cidade do Rio de Janeiro apresentou um aumento expressivo nos testes positivos para covid-19 nas últimas semanas de 2021.

Conforme reportagem da UOL, na semana anterior ao Natal, a capital registrou 132 testes positivos de covid —o número quase triplicou nos últimos sete dias do ano, saltando para 386 exames positivos (maioria de testes rápidos).

Esses resultados representam 6% do total 6.430 testes feitos no município entre 24 e 31 de dezembro —o percentual de positivos cresceu ao longo do mês passado, segundo mostra o Painel Covid-19, da prefeitura.

Conforme a reportagem,  o aumento acende um alerta em meio à chegada da variante ômicron ao país e do apagão de dados oficiais sobre covid-19 verificado nas últimas semanas.

Os números também refletem um aumento da busca por diagnóstico. Na semana entre o Natal e o Réveillon, festas particulares tiveram de ser canceladas ou adaptadas após testes positivos.

No Rio, pessoas que testaram positivo nas últimas semanas relataram ao UOL que atendentes de farmácia e de postos da rede municipal já falam, informalmente, que “a ômicron chegou”. Profissionais que atuam no atendimento primário em São Paulo também veem um aumento dos casos.

“A moça da farmácia me disse que o normal agora é o teste dar positivo mesmo”, contou uma profissional de marketing do Rio, que preferiu não ser identificada.

Reportagem da Folha de S.Paulo mostrou ontem que cresceu o número de positivos nos testes rápidos de covid em farmácias, segundo levantamento da Abrafarma (associação que reúne grandes redes farmacêuticas) que abrange 3.000 farmácias no país.

O total de positivos saltou de 524 em 1º de dezembro, quando 10 mil exames foram feitos, para 5.334, do total de 31.332 exames realizados em 29 de dezembro.

O prefeito Eduardo Paes (PSD) disse que tem “tomado conhecimento de muitas pessoas próximas que têm testado positivo” para a doença. “Pedimos que quem ainda não se vacinou, o faça o mais rápido possível. Quem for se reunir, opte por lugares abertos, se comparecer a reuniões ou encontros em locais fechados, façam o teste antes e usem máscara”, recomendou.

Atualmente, não há confirmação de transmissão comunitária da ômicron na capital fluminense, onde 177 casos estão sob investigação. Casos em outros locais —como Distrito Federal e Minas Gerais— levam, contudo, profissionais da saúde a não descartar o impacto da variante nos diagnósticos do Rio.

A reportagem buscou a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, mas a assessoria de imprensa informou que a área técnica só estaria disponível em dias úteis para informar a quantidade de testes positivos.

Evaldo Stanislau, infectologista do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo), avalia que a alta de casos é evidente para quem atua nas unidades de saúde. Nós não temos feito diagnóstico suficiente para identificar a variante, estamos sem informação para corroborar. Porém tem havido um fenômeno generalizado de aumento de casos após o Natal, pelo que converso com colegas e vejo no cotidiano.

Para ele, a aparente “falta de gravidade” da variante ômicron deve ser observada com cautela, principalmente porque o Brasil vive um apagão de dados, que não permite acompanhar o cenário correto da doença no momento atual, e também porque ainda é cedo para fazer tal afirmação.

“A ômicron tem uma atenuação do impacto com vacinação robusta, mas ainda tem muita gente no Brasil somente com duas doses, ou que sequer tomou a segunda dose. Nesse espaço de vacinação incompleta, se a ômicron se espalhar com rapidez, pode ter impacto em internação e mortes.”

Stanislau aponta impactos relevantes que a variante pode causar no Brasil. “Se o número de infectados pela ômicron for muito grande, mesmo uma baixa porcentagem de casos graves pode sobrecarregar o sistema de saúde.” Outro fator de preocupação é um pico de casos no verão, época em que crescem infecções de dengue e chikungunya.

Para conter o avanço da covid, Stanislau avalia que as medidas devem ser: vacinação global simultânea, testagem em massa —inclusive em domicílio— e maior compreensão de empregadores, para que funcionários não trabalhem com sintomas gripais e a transmissão possa ser barrada.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.