28 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Após quase metade dos cães testarem positivo para leishmaniose, Prefeitura faz “força-tarefa” na Vila Alegre

“Bloqueio” foi feito no bairro depois de uma criança de oito anos ter testado positivo para a doença; dos 46 cães testados, 21 deram positivo

Os agentes do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde começaram ontem, 13, uma força-tarefa no bairro Vila Alegre para erradicar o mosquito palha, transmissor da leishmaniose. O trabalho começou depois de uma criança de oito anos, moradora do bairro, ter testado positivo para a doença.

A ação consiste em orientação aos moradores, vistoria nos quintais da residência, avaliação de animais e instalação de armadilhas para capturar o mosquito.

De acordo com o coordenador de endemias, Alcides Ferreira, o trabalho será feito em nove quadras, incluindo duas vielas. “Esta ação é realizada sempre que há a confirmação de um caso de leishmaniose em humanos. O trabalho é feito nas imediações da residência em que mora o paciente e inicia com o bloqueio canino, que foi realizado semana passada. Assim, continuamos a ação com a orientação, vistoria e armadilhas”, explicou.

A ação inclui também a retirada de lixo e possíveis locais criadouros do vetor. Na última semana, o bloqueio canino realizou a testagem de 46 cães, sendo que 21 deram positivos.

“O risco do mosquito transmitir a doença do cão ao ser humano existe e, as pessoas precisam considerar este perigo. Pedimos aos moradores do Vila Alegre que colaborem com a ação, permitindo a entrada dos nossos agentes em suas residências, a análise de seus animais e a instalação das armadilhas. Este é um cuidado que precisa ser tomado em parceria”, refletiu Alcides.

As armadilhas são monitoradas semanalmente. Esta ação é realizada com a integração dos Setores de Zoonoses, Entomologia, Endemias e Promoção da Saúde.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.