27/08/2019 14h08

Imunização está disponível em todas as Unidades de Saúde; público-alvo são crianças de seis meses a menores de um ano de idade. Veja abaixo tabela de quem precisa se vacinar

Gisele Berto

Com 1680 casos de sarampo confirmados no Brasil, o Ministério da Saúde começa a intensificar a imunização contra a doença, especialmente de crianças com até um ano de idade.

Em São Paulo concentram-se 99% dos casos. Outros dez estados brasileiros também apresentam transmissão ativa do vírus, segundo o Ministério da Saúde.

Apesar do Mato Grosso do Sul não registrar nenhum caso até agora, a Prefeitura de Três Lagoas irá fortalecer o esquema de vacinação, principalmente em crianças de seis meses a menores de um ano de idade, em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde.

Segundo determinação do Ministério da Saúde, “as crianças de seis meses a menores de um ano de idade que vão se deslocar para municípios que apresentam surto ativo de sarampo devem ser vacinadas contra a doença pelo menos 15 dias antes da data da viagem”.

As maiores incidências de sarampo são observadas em crianças menores de cinco anos de idade, com destaque para as menores de 1 ano, com 38,3 casos por 100 mil habitantes, seguidas pelos adultos jovens de 20 a 29 anos, com 9,1 casos por 100 mil habitantes.

Ainda segundo recomendações do Ministério da Saúde, “para interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo, diversas ações vêm sendo implementadas, tais como bloqueio vacinal seletivo, intensificação da rotina de vacinação e campanhas de vacinação para a população de 15 a 29 anos de idade”. Quem já cumpriu a rotina de vacinação na infância não precisa se revacinar.

Quem precisa se vacinar?

Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Adulto deve se vacinar contra o sarampo?

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.

Foto: Divulgação

Dados de transmissão de sarampo segundo o Ministério da Saúde.

Comentários