20.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Artesãos da Costa Leste de Mato Grosso do Sul participam de Projeto de Desenvolvimento

Parceria entre Sebrae/MS e Suzano promove o desenvolvimento de artesãos da região Costa Leste

O Sebrae/MS, em parceria com a empresa Suzano, promoveu a implantação do Projeto de Desenvolvimento de Artesãos, voltado para profissionais filiados à Associação Costa Leste de Artesãos do Mato Grosso do Sul (ACLAMS). Com a proposta de promover o desenvolvimento do artesanato na região e o fortalecimento dos profissionais por meio da geração de renda, a ação teve início no primeiro semestre deste ano e se encerra no mesmo período de 2022.

Segundo a gerente da Regional Costa Leste do Sebrae/MS, Josi Signori a iniciativa é importante para trazer novas oportunidades aos artesãos, e, ainda, a valorização da cultura local. “O programa busca fortalecer a produção artesanal que está presente em nosso território e o reconhecimento dela como uma expressão importante da identidade local e da nossa cultura, sendo essa atividade econômica representativa e relevante gerando inúmeras ocupações, seja na produção, seja na comercialização de produtos e estando fortemente articulada com o turismo”, expôs a gerente.

O coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul, Israel Batista Gabriel, também enfatizou a relevância da ação para o território. “Pretendemos gerar renda e trabalho para artesãs e artesãos da cidade e, ao mesmo tempo, contribuir para o fortalecimento e preservação da cultura da região. O fomento ao artesanato faz parte da estratégia social da Suzano, que busca promover a geração de renda, visando a redução de desigualdades sociais nas localidades onde mantém operações”, pontuou o coordenador.

Como funciona o programa

Por meio do projeto, os artesãos participam de oficinas de formação em design artesanal, ministradas por Renato Imbroisi – designer de artesanato, referência na área têxtil, que já desenvolveu mais de 140 projetos no Brasil e no exterior, em países como África do Sul, Itália e Japão. O profissional também auxilia os artesãos na criação de novas coleções e na produção das peças. Essa é a primeira etapa do programa que ainda prevê outros dois tipos de suporte ao grupo.

Na segunda etapa, será desenvolvido um catálogo comercial, com fotos das peças produzidas e informações técnicas como dimensão do produto, materiais utilizados e canal para contato. Por fim, na última etapa, serão promovidas consultorias na área de planejamento comercial e o desenvolvimento de uma plataforma para comercialização e divulgação das peças, no formato E-Commerce. Além disso, a iniciativa também prevê a realização de palestras e oficinas sobre captação de recursos, junto com a revisão do estatuto da Associação.

De acordo com a representante da ACLAMS, Aline Araújo, o projeto vai ajudar o desenvolvimento e a geração de renda dos artesãos filiados. “Ao longo do projeto será desenvolvida uma coleção de peças e a produção de um catálogo virtual. Depois, os artesãos irão receber um apoio na comercialização desses novos produtos, o que irá ajudar na divulgação no trabalho de cada um. A ação tem se mostrado positiva para todos os associados, eles estão descobrindo diversas habilidades, principalmente com as palestras oferecidas pelo Sebrae. Muitos se interessaram em criar contas nas redes sociais e pretendem se tornar MEI”, ressaltou Aline.

Para os interessados em se tornar membro da Associação Costa Leste de Artesãos do Mato Grosso do Sul (ACLAMS), mais informações podem ser obtidas através do número (67) 99295-0101. Para obter mais detalhes sobre o Programa de Desenvolvimento de Artesãos ligue para 0800 570 0800.

Assessoria de Comunicação

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.