20.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

ARTIGO: Ela se foi, mas o seu legado fica para sempre!

09/04/2013 07h58 – Atualizado em 09/04/2013 07h58

A história da vida de Margaret Thatcher

Gabriela Santos da Silva

Hoje o mundo acordou mais triste.

Nesta manhã de segunda-feira, morreu não apenas a ex-primeira-ministra Margaret Thatcher, que marcou profundamente a vida política britânica do século XX, mas também a líder cujo mandato durou apenas 11 anos, mas o seu legado de força de vontade, garra, autoconfiança e determinação ficarão marcados para sempre na história.

Nascida em uma família de humildes comerciantes, Margaret Hilda Roberts estudou em escola pública e nos passou uma importante lição de superação e batalha, provando que as oportunidades acontecem não somente para aqueles que nascem em berço de ouro ou possuem uma predestinação ao sucesso, mas principalmente para aqueles que acreditam em seus sonhos e fazem da sua dedicação uma aliada para alcançá-los.

Após Ingressar na Universidade de Oxford, por meio de uma bolsa de estudos para estudar química, Margareth começou a dar os seus primeiros passos no campo da política ao ser eleita presidente da associação conservadora de Oxford. Casou-se com Denis Thatcher, em 1951, e, dois anos mais tarde, deu à luz aos gêmeos, Carol, jornalista, e Mark, que se dedica aos negócios.

Após a formação na universidade, se interessou pelo Direito Tributário, e logo em seguida se filiou de vez ao mesmo partido político do pai.

Em um curto período de tempo, foi eleita Ministra da Educação e ao perceber a economia decadente do país, candidatou-se ao cargo de Primeira-Ministra do Reino Unido, sendo a primeira mulher a conquistar o cargo em toda a história.

Durante toda a sua vida, sobressaiu-se pela clareza de seus discursos, e implementou políticas que foram consideradas difíceis e irredutíveis.

Foi uma das mais influentes figuras públicas do século XX, deixou a sua marca na política e foi apelidada pela imprensa soviética de “Dama de Ferro”, por sua ferrenha oposição ao comunismo.

Sempre defendendo o que acreditava como verdade, Margaret Thatcher é uma dessas personalidades cuja história nos inspira.

Exemplo de vida e justiça, a menina pobre e filha de quitandeiro nos ensinou, independente dos seus erros ou acertos, que todas as atitudes devem ser movidas pela nossa força de vontade e perseverança.

E que o primeiro passo para a realização de qualquer sonho ou desejo é acreditar que você pode realizá-los.

Conhecer a vida e obra, a personalidade política de Thatcher, suas ideias, conceitos e valores, suas ações e resultados deveria ser prioridade na formação dos que desejam ousar em fazer diferente e que valorizam o poder que uma visão baseada em persistência, motivação e resiliência têm de transformar o mundo.

Escrito por Gabriela Santos da Silva Analista de Comunicação na empresa Planeta Educação; Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade de Taubaté e especialista em Gestão de Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.