20.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Artistas de MS entregam manifesto de apoio à candidatura de Zeca do PT

08/09/2002 18h32 – Atualizado em 08/09/2002 18h32

Artistas de todo o Estado lançam no próximo dia 12, às 18 horas, um manifesto em apoio ao candidato Zeca do PT. O lançamento será no Restaurante Yotedy, com a presença de Zeca do PT. Eles vão entregar ao candidato um documento onde apontam os novos rumos para a Cultura no próximo governo. o Comitê de Cultura em apoio à candidatura de Zeca Governador e Lula Presidente já está funcionando, na rua Sergipe , 881, como uma central de informações e adesões em apoio à campanha. A proposta é articular um movimento cultural na Capital e em todo Estado para que os artistas fiquem mais engajados na campanha e possam colaborar e participar efetivamente na reeleição de Zeca e na eleição de Lula para presidente. A logomarca do Comitê Cultural foi criada pelo artista plástico Humberto Espíndola.

 O comitê vai funcionar como uma base de apoio na área cultural, desenvolvendo ações com a participação de artistas, intelectuais e produtores de cultura, para que todos possam , de alguma maneira, colaborar com a campanha. Para coordenar os trabalhos, foi constituída uma comissão com vários artistas. São eles: Humberto Espíndola (artista plástico), Sônia Bacha (videasta), Maria Alice 

(cantora), Andréa Freire(atriz), Maria Adélia Menegazzo(escritora e professora universitária) e Pedro Ortale(músico).

 A idéia nasceu durante o encontro regional de cultura realizado no último final de semana em Campo Grande, quando artistas e intelectuais discutiram a cultura como um fator de desenvolvimento humano e a necessidade de se estabelecer uma política mais eficiente em todo País. O presidente da Fundação Perseu Abramo, Hamiltom Pereira, que participou do encontro, fez questão de enfatizar, em seu discurso, que é universal o direito à cultura “e nós, que fazemos parte deste processo, temos que facilitar”, disse. Segundo ele, mesmo no Partido dos Trabalhadores, onde as discussões são democráticas, a cultura ainda encontra dificuldades para ser debatida. Para ele, a criação destes comitês são manifestações positivas e só contribuem para o fortalecimento da democracia. 

O jornalista Beto Almeida, de Brasília também fez uma crítica ao processo de colonização da cultura que vêm sendo desenvolvido no Brasil. Segundo ele, a política neoliberal exclui a população do processo de conhecimento. “Menos de 10 por cento da população brasileira freqüentam o cinema e cerca de 500 milhões de reais são emitidos todos os anos para comprar a produção cinematográfica americana” , citou ele, afirmando que “é preciso produzir um projeto que eleve a nação, que permita o acesso da população ao mundo da comunicação e da cultura”.

O Comitê de cultura Zeca Governador e Lula Presidente conta com o apoio de vários artistas nacionais, que elogiaram a atitude corajosa dos artistas locais, num momento em que a maioria opta por atitudes neoliberais e globalizadas. O diretor e ator Sérgio Mamberti, um dos incentivadores da idéia, disse que é preciso firmar uma nova política cultural, que seja intrinsecamente ligada à democracia.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.