34.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Assédio sexual e importunação são crimes previstos em lei, porém muitas vítimas desconhecem seus direitos

Caso ocorrido em uma cidade no interior do Paraná e registrado pelas câmeras de monitoramento, onde um homem passa a mão em uma moça, ganhou repercussão nacional após a vítima divulgar o vídeo em seu Instagram

Situações de assédio, importunação e constrangimentos ocorrem diariamente, principalmente com mulheres. Isso acontece em vários locais, nas ruas, nos shoppings, nos supermercados, etc.

Assédio sexual e importunação são crimes previstos em lei, porém muitas vítimas desconhecem seus direitos
Diga não ao assédio sexual (Foto: Divulgação)

Ocorre que muitas vezes a vítima não tem como provar, ou com medo de sofrer represálias e outras consequências, deixa passar em branco.  Com isso o importunador sente inatingível, incentivando-o a novos procedimentos de importunação.

A mulher precisa saber que assédio e importunação é crime previsto em lei, porém para isso ela precisa de provas para embasar a denúncia.

REPERCUSSÃO NACIONAL

Um caso de assédio sexual e importunação a uma moça na cidade de Palmas, interior do Paraná viralizou em todos as redes sociais e nos grandes veículos de comunicação. Porém isso só foi possível graças a iniciativa da vítima que conseguiu o vídeo registrado por câmeras de monitoramento que captou toda a agressão.

Assédio sexual e importunação são crimes previstos em lei, porém muitas vítimas desconhecem seus direitos

A vítima é a jovem, estudante de curso de Direito, Andressa Lustosa, de 25 anos. Ela foi importunada enquanto andava de bicicleta em uma rua da cidade. Constrangida com a situação e com o corpo, nas partes das costas com várias escoriações, ela resolveu postar o vídeo em sua página do Instagram, junto com o desabafo: “Infelizmente, foi muito pior do que eu imaginava! Nós, mulheres, não temos um minuto de paz!! Sai de casa para andar de bicicleta e volto toda machucada, devido uma atitude covarde dessas!”

No post ela informou ainda que todas as medidas cabíveis estavam sendo tomadas. Em menos de dois dias a publicação ultrapassou 4.996 milhões de visualizações e mais de 20 mil comentários.

REPERCUSSÃO

Provavelmente pela grande repercussão a Polícia Civil do município conseguiu prender os indivíduos, o motorista e o passageiro do veículo que praticaram assédio contra a universitária que foram indiciados por importunação sexual e lesão corporal, pelo Felipe Souza, responsável pela investigação.  

Assédio sexual e importunação são crimes previstos em lei, porém muitas vítimas desconhecem seus direitos
Na queda a jovem sofreu escoriações nas costas (Foto: Divulgação)

De acordo com o site R7, se condenados, a pena pode variar de dois a dez anos, já que a pena para importunação sexual é de um a cinco anos, o mesmo intervalo para casos de lesão corporal em que há perigo de vida.

O delegado informou ainda que havia quatro pessoas no carro no momento do fato, sendo um deles adolescente. Um dos jovens que ocupavam o banco de trás disse que foi contra a atitude e relatou que todos os integrantes do automóvel estavam embriagados.

CASOS EM TRÊS LAGOAS

Em Três Lagoas, são vários casos de importunação e violência doméstica. Inclusive só no mês de setembro várias ocorrências de agressão foram registradas na Delegacia da Mulher, tendo como desfecho a prisão dos agressores.

Assédio sexual e importunação são crimes previstos em lei, porém muitas vítimas desconhecem seus direitos
A advogada Rozana Gomes em frente ao seu escritório onde recebe a visita de várias mulheres vítimas de agressões e assédio sexual (Foto: Divulgação)

A advogada Rozana Gomes é uma das mais atuantes na defesa das mulheres. Suas ações e publicações em suas páginas das redes sociais servem de estímulo à mulher que sofre calada às agressões de seus companheiros. A atitude da advogada está surtindo efeito, como foi o caso de uma colega de profissão que há anos vinha sendo agredida e ameaçada pelo seu companheiro. Não aguentando mais tanto sofrimento ela criou coragem a procuram a Rozana para defendê-la, que a aconselhou registrar uma queixa na delegacia e expor a situação nas redes sociais. O resultado disso foi a prisão de marido que ficou alguns dias atrás das grades e agora o juiz decretou medidas protetivas, estabelecendo distanciamento do agressor da sua ex-companheira que segue a vida feliz, sem mais sofrer agressões.  

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.