24/04/2019 14h56

Evento ocorre em Rio Verde (GO) e experiências de gestão social no Município foram expostas aos participantes

Redação

O Município de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), esteve representado no 21º Encontro Regional do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social da Região Centro Oeste.

O evento, realizado na terça-feira (23) e na quarta-feira (24), na cidade de Rio Verde (GO), teve a participação de equipes de gestores municipais de Assistência Social da maioria dos municípios dos Estados do Centro Oeste, ou seja, dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Representando o município de Três Lagoas, participaram do evento, acompanhando a secretária de Assistência Social, Vera Helena Arsioli Pinho, o diretor de Proteção Social Especial, Luis Fernando Tondeli Fochi; diretora de Proteção Social Básica, Mel Nunes dos Santos; e o coordenador de Planejamento e Articulação Intersetorial da SMAS, Edmilson Cardoso da Cruz.

No primeiro dia do evento, em meio à intensa programação, que incluiu variadas apresentações artísticas e culturais da Região Centro Oeste, a secretária Vera Helena expôs aos participantes as principais ações de atenção às pessoas, que precisam da Assistência Social.
Com o título “Fenômenos das Desproteções Sociais e como o Município de Três Lagoas conjectura diante da realidade brasileira”, Vera Helena falou dos principais serviços de atenção básica na Assistência Social, destacando as seis unidades CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.

Ainda na área de Proteção Social Básica, Três Lagoas chamou à atenção pelos variados Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, que dão atenção a crianças, adolescentes jovens e pessoas idosas, assim como às mães, acompanhadas de seus filhos de até seis anos, os SCFVs “Colo de Mãe”.
Na área de Proteção Social Especial, ou seja, as situações de vulnerabilidade social e garantia de direitos do cidadão, Vera Helena relatou as intensas ações do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, que dá atenção especial às mulheres, crianças, adolescentes e pessoas idosas, vítimas de violência, entre outras ações.

Comentários