21.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

ASSUNTO EM PAUTA

13/04/2011 21h48 – Atualizado em 13/04/2011 21h48

Os preços dos combustíveis praticados em Três Lagoas estão dando o que falar

Bastou o vereador Tonhão denunciar um suposto cartel que o tema ficou evidente nos meios políticos, inclusive com participação da sociedade

Caldeirão do Bolsão – Ricardo Ojeda

ASSUNTO EM PAUTA

Os preços dos combustíveis praticados em Três Lagoas estão dando o que falar. Bastou o vereador Tonhão denunciar um suposto cartel que o tema ficou evidente nos meios políticos, inclusive com participação da sociedade. No box abaixo a observação de um leitor do Perfil News.

BRONCA

Tito Lívio enviou a seguinte bronca: Campo Grande está 330 km distantes daqui e vende gasolina muito mais barato do que em Três Lagoas. Corumbá dista quase 800 km daqui e a gasolina lá está mais barata do que aqui. Não é centro de distribuição que resolverá. Os donos dos postos de combustíveis busca o produto em Paulínia. O problema é enfrentar esse cartel. Procure o MP, ele é legítimo para propor ação criminal contra esse tipo de comportamento lesivo ao consumidor. Eu sou consumidor e quero ser respeitado. Estou abastecendo do outro lado do Rio Paraná, por não concordar com essa vergonha.

NA MOSCA

O leitor Luis Alberto elogiou o posicionamento do presidente da Câmara. Veja o comentário dele. Nuna você acertou na mosca. Se os senadores e o deputado Eduardo, te ajudarem e conseguir o centro de distribuição para nossa cidade, você vai ficar na história parabéns, será a salvação contra o cartel dos postos de gasolina.

MAIS ELOGIOS

O leitor Roberto Ferreira também elogiou a postura do vereador Nuna com o seguinte comentário: Nossa! Até que enfim alguem teve uma idéia boa. Valeu Nuna se você conseguir que essa distribuição fique aqui em Três Lagoas, não precisa fazer mais nada…

MENSAGENS DE APOIO

Bastou o Caldeirão divulgar que o empresário José Paulo Rímoli poderá assumir o comando do diretório do PMDB que a sessão de comentários do Perfil News recebeu várias mensagens de apoio a escolha do nome.

COM MORAL

Os comentários é uma prova que Rímoli continua tem bagagem e moral suficiente para comandar o partido e inclusive colocar ordem na casa, nos sentido de enquadrar alguns vereadores desgarrados do partido.

VISITANTE ILUSTRE

Nessa quinta-feira, Três Lagoas recebe a visita do Cônsul geral dos Estados Unidos. A prefeita Márcia Moura vai dar as boas vindas ao Cônsul durante visita a fabrica da International Paper, unidade de Três Lagoas. Essa é a primeira vez que o representante americano vem ao Estado

CONVIDADO ESPECIAL

Thomas vem atendendo convite da Presidência da International Paper para conhecer à unidade industrial de Três Lagoas. No local ele vai conceder entrevista à imprensa.

UNIDADE DE TRÊS LAGOAS

A unidade de Três Lagoas é o mais novo empreendimento da IP no Brasil, é a primeira fábrica a ser construída pela International Paper fora dos Estados Unidos. Foi inaugurada em 2009 e tem capacidade de produção de 200 mil toneladas de papel por ano.

INCENTIVOS

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 512/10, que concede mais incentivos fiscais à indústria automotiva instalada nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste se vinculados a projetos com novos investimentos e pesquisa de novos produtos ou modelos de veículos.

PROBABILIDADE

Comentários dão conta da possibilidade da instalação de uma fábrica de automóveis na região do Bolsão. Agora, com os incentivos proporcionados pela MP a probabilidade da vinda da fábrica aumenta ainda mais.

CÓDIGO ALTERADO

Outro assunto polêmico aprovado pela Câmara é a criação de alternativas à prisão preventiva. O Projeto de Lei 4208/01, do Executivo, altera o Código de Processo Penal para criar mecanismos alternativos à prisão preventiva.

TEXTO BRANDO

O texto aprovado pela Câmara cria nove instrumentos à disposição do juiz para limitar direitos do acusado sem precisar prendê-lo, no caso de infrações com menor potencial ofensivo.

PROIBIÇÕES

Hoje, para garantir a ordem pública e o andamento do inquérito ou do processo o juiz recorre à prisão preventiva. A partir da sanção do projeto, o magistrado poderá colocar o acusado sob monitoramento eletrônico; proibi-lo de frequentar determinados locais ou de se comunicar com certas pessoas; e determinar o seu recolhimento em casa durante a noite e nos dias de folga; entre outras medidas.

ESVAZIANDO AS CELAS

A expectativa do Executivo e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) é a de que as medidas cautelares diminuam o índice de presos provisórios do País, que chega a 44% da população carcerária atual.

RESTRIÇÃO

Por meio das cautelares, a proposta aprovada restringe a prisão preventiva aos crimes de maior potencial ofensivo; aos crimes dolosos (em que há intenção) punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a quatro anos; aos casos de reincidência; e às pessoas que violarem cautelares.

MUDANÇA

Ao mesmo tempo, o texto amplia a prisão preventiva nos crimes de violência doméstica, permitindo o encarceramento de acusados de abusos contra crianças, adolescentes, idosos, enfermos e portadores de deficiência. A lei atual prevê a prisão apenas nos casos de crimes contra a mulher.

BUROCRACIA

O texto desburocratiza os mandados de prisão. Pela proposta, o juiz poderá requisitar a prisão por qualquer meio de comunicação, dependendo apenas de verificação de autenticidade do documento.

AGILIDADE NA LEI

Também é criado o Cadastro Nacional de Mandados de Prisão, para permitir que um acusado seja preso em outro estado com maior agilidade. Hoje, para um foragido ser preso em outro estado é necessário que o juiz que decretou a prisão entre em contato com o juiz do local em que a pessoa se encontra. Esse procedimento ficará dispensado com a criação do cadastro.

VISITA

A esposa do comandante geral da Polícia Militar de MS, Ana Arminda Garcia dos Santos esteve em Três Lagoas visitando o 2º BPM. Ela é presidente da fundação que presta serviço social, com atendimento psicológico e nutricional aos militares de todo estado. Integram a fundação, esposas dos policiais militares do Estado.

RECEPTIVIDADE

Ela veio a Três Lagoas para divulgar a fundação e ao mesmo solicitar que os militares se associem a fundação. A receptividade foi além do esperado e a presidente prometeu voltar no próximo mês para uma palestra à corporação.

SINALIZAÇÃO

A prefeitura, através do Departamento de Trânsito está instalando semáforos é vários pontos da cidade, principalmente no centro comercial. A iniciativa até que é boa, mas antes deveria promover uma campanha de conscientização de trânsito.

OLHAR ATENTO

Falando em trânsito, seria salutar que a Polícia Militar desse uma olhada mais atenta nas saídas das escolas. Na tarde de ontem, o titular do Caldeirão quase foi testemunha de um acidente que envolveria no mínino uns três estudantes.

DESATENTOS

Os estudantes da escola localizada na Clodoaldo Garcia, próximo ao supermercado Nova Estrela, não respeitam o trânsito, circulam de bicicleta no meio da rua, andam desatentamente na via pública dividindo o espaço com os veículos. Se essa pratica continuar, em breve algo pior vai acontecer.

FILOSOFANDO

“É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada.” (William Shakespeare)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.