24.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Autoridades inauguram Laboratório de Genética e Biologia Molecular e comemoram doação de terreno para campus da UFMS em Três Lagoas

Na solenidade, o vice-prefeito Paulo Salomão representou o prefeito Angelo Guerreiro e falou sobre a parceria entre a Universidade e o Poder Público Municipal

Na manhã de ontem, quarta-feira (06), autoridades, parceiros, professores e alunos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS – Campus II – Três Lagoas, comemoraram duas novas conquistas que vão contribuir com o desenvolvimento de pesquisas e ampliação da estrutura da Instituição.

Com a participação da Administração Municipal na ampliação e reforma, a direção da UFMS local concluiu e inaugurou nesta data, o Laboratório de Genética e Biologia Molecular. De acordo com o coordenador do laboratório, Professor Dr. Edis Belini Junior, o local estará à frente da análise dos exames moleculares de COVID-19, auxiliando a demanda da rede pública de saúde de Três Lagoas e pesquisas na mesma temática.

O laboratório já é considerado referência nacional para o diagnóstico molecular das hemoglobinopatias, como doença falciforme e talassemia (tipos de anemias hereditárias), que atende vários laboratórios do país.

Na solenidade, o vice-prefeito Paulo Salomão representou o prefeito Angelo Guerreiro e falou sobre a parceria entre a Universidade e o Poder Público Municipal.

“Estamos muito felizes por este projeto ter sido concluído e logo iniciar os trabalhos. Esta conquista representa o avanço na medicina de Três Lagoas e do Estado, que nos coloca no patamar de cidades com centros de pesquisa e laboratórios inovadores, ampliando ainda mais este processo de desenvolvimento pelo qual passamos. Certeza de que seremos referência no país”, disse.

O diretor Osmar Jesus Macedo agradeceu a presença e participação de todos e mencionou o quanto o laboratório irá contribuir para o Município. “Três Lagoas terá um centro avançado, com equipamentos modernos para atender a demanda local, podendo inclusive, receber a demanda de outros municípios, reduzindo assim o tempo de espera da população para saber o resultado de um exame. Agradeço imensamente ao Ministério Público do Trabalho e ao prefeito Angelo Guerreiro por tudo o que a UFMS conquistou com essa parceria”, declarou.

Autoridades inauguram Laboratório de Genética e Biologia Molecular e comemoram doação de terreno para campus da UFMS em Três Lagoas

OBRA

Orçada em aproximadamente R$ 160 mil, o recurso financeiro foi destinado pelo Ministério Público do Trabalho e a obra executada pela Prefeitura de Três Lagoas, incluindo a aquisição do sistema de climatização.

ESCRITURA DE DOAÇÃO DE ÁREA

Na mesma oportunidade, a direção da UFMS, o vice-prefeito e os vereadores presentes apresentaram a escritura de doação de área feita pela Prefeitura de Três Lagoas à instituição.

O Campus II conta agora com a posse real de dois terrenos para ampliar as instalações e edificações necessárias. Estas áreas já estavam em uso pela UFMS desde 1986, porém, por concessão pelo prazo de 20 anos.

Autoridades inauguram Laboratório de Genética e Biologia Molecular e comemoram doação de terreno para campus da UFMS em Três Lagoas

“Mais uma vez, o Guerreiro e os vereadores demonstraram sensibilidade e parceria com a Educação Superior. Nosso pedido foi atendido e agora podemos ampliar nossas instalações e termos a tranquilidade de assumir serviços e melhorias nestes terrenos”, agradeceu.

São duas áreas sendo aproximadamente 10.562 metros quadrados na lateral e 20.551 metros quadrados aos fundos.

Estiveram presentes na solenidade, o reitor geral da UFMS, Marcelo Turini, os secretários municipais de Governo, Dainler Leonel Martins, de Infraestrutura, Adriano Barreto, de Saúde, Elaine Fúrio, procuradora do Trabalho Claudia Noriler, deputado estadual Dagoberto Nogueira, vereadores Cassiano Maia, Evalda Reis e Issam Fares Junior, professores Edis Belini Junior, Osmar Jesus Macedo, Larissa Barcelos e Priscila Balderrama.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.