26/09/2017 16h27

Trabalho está sendo ministrado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos Drug Enforcement Administration (DEA), órgão responsável pelo combate às drogas.

Flávio Veras

Autoridades policiais de Três Lagoas participaram da 4ª Edição do Curso de Gestor das Unidades de Combate às Drogas em Campo Grande. O trabalho, que teve início na manhã de segunda-feira (18), contou com a participação do Delegado Geral da Polícia Civil de Três Lagoas, Rogério Fernando Makert Farias; o delegado de Polícia Civil, Ailton Pereira de Freitas e do Comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar do município, tenente coronel James Magno.

A ação foi ministrada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos – Drug Enforcement Administration (DEA), órgão responsável pelo combate às drogas no país.

De acordo com a Assessoria de Impressa Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), a aula inaugural também contou com a presença do Secretário de Segurança Pública em exercício, Delegado Antonio Carlos Videira, o Delegado Geral da Polícia Civil, Drº Marcelo Vargas Lopes, além de representantes do DEA.

Segunda a diretora da Acadepol e coordenadora do curso no Estado, Drª Maria de Lourdes Cano, a capacitação, que foi projetada para os comandantes/diretores responsáveis por unidades operacionais de repressão a entorpecentes, abordou temas como instruções sobre planejamento operacional, resposta a incidentes críticos, gerenciamento de riscos, segurança policial, liderança, ética e profissionalismo na aplicação da lei, gerenciamento de fontes de informações confidenciais, mandados de busca, entregas controladas e narco-terrorismo.

O treinamento foi feito por 40 pessoas, entre elas, representantes das polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal, Força Nacional, além de participantes dos Estados do Rio de Janeiro e Sergipe.
Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública em exercício, Delegado Antonio Carlos Videira, o Estado vem se destacando no combate ao tráfico de drogas. “Nós estamos atentos, e investindo em equipamentos e capacitações. A parceria com o DEA é mais uma oportunidade ímpar de nos colocarmos no nível de treinamento e inteligência dos EUA. Hoje as nossas policiais desempenham um papel de extrema importância para todo Brasil”, enfatizou o secretário.

O curso que aconteceu até a última sexta-feira (22) foi oferecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, voltado para as ações do Plano Nacional de Segurança Pública.

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura, o Drº Edilson dos Santos Silva, Diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI); O Drº Fabiano Ruiz Gastaldi, Diretor do Departamento de Recursos e Apoio Policial (DRAP); o Diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), Drº Ivan Barreira; O Assessor Especializado do Departamento de Recursos e Apoio Policial (DRAP), Drº Marcos Takeshita, e a Coordenadora da Acadepol, Drª Rozeli Dolor Galego.

Na foto as autoridades policiais três-lagoenses posam com o certificado de participação no curso. (Foto: Rogério Fernando Makert Farias / Divulgação)

Comentários