20.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Avaliação da saúde bucal é tema de curso para profissionais de Três Lagoas

26/02/2018 10h06

Treinamento teve como base a calibração do índice CPO-D, que avalia número de dentes cariados, perdidos e obturados

Redação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da Coordenação de Saúde Bucal, realizou treinamento do levantamento epidemiológico para dentistas e auxiliares, na semana passada, na sala de informática da Escola Municipal São Carlos.

A capacitação teórica e prática esteve a cargo do cirurgião dentista, Edmilson dos Reis Silva Borges, Mestre em Ciências Odontológicas e profissional lotado na rede pública de saúde bucal da SMS de Três Lagoas.

A parte prática, com o devido treinamento específico, como informou a coordenadora de Saúde Bucal, Acácia Gimenez Barreto, foi realizada em exames de crianças da própria Escola Municipal São Carlos.

A dentista Acácia explicou que, “este treinamento do levantamento epidemiológico teve como objetivo realizar a calibração do índice CPO-D, que avalia o número de dentes cariados, perdidos e obturados numa determinada amostra da população (30%)”, observou.

O mesmo índice CPO-D “serve como referência para o diagnóstico das condições dentais e para formulação e avaliação de programas de saúde bucal. Em outras palavras, a calibração permite a correta mensuração dos dados avaliados, bem como garante a validade e fidedignidade destes resultados”, ressaltou a dentista da SMS.

Acácia informou também que este levantamento epidemiológico da saúde bucal de crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, será realizado a partir de março em grande parte das escolas da Rede Municipal de Ensino (REME).

“Este procedimento já é realizado todos os anos e é uma importante ferramenta para a gestão e para o planejamento de ações que envolvem a melhor qualidade da saúde bucal de nossas crianças e adolescentes”, observou a coordenadora de Saúde Bucal.

(*) Assessoria de Comunicação

A capacitação teórica e prática esteve a cargo do cirurgião dentista, Edmilson dos Reis Silva Borges (Foto/Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.