33.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Azambuja libera licença prévia e obras da fábrica de MDF devem iniciar em junho

20/05/2015 14h58 – Atualizado em 20/05/2015 14h58

Azambuja libera licença prévia e obras da fábrica de MDF devem iniciar em junho em Água Clara

O Projeto industrial terá três linhas de produção, está orçado em R$ 304 milhões e prevê a fabricação inicial de 250 mil metros cúbicos/ano de placas de MDF. Durante a construção do empreendimento serão gerados cerca de 850 empregos diretos nas obras

Ricardo Ojeda, com informações de Patrícia Miranda

Após o governador Reinaldo Azambuja entregar a LP (Licença Prévia) aos empresários Francisco e José Roberto Colnagri não haverá nenhum outro impedimento que afete o processo para iniciar a construção da fábrica da Asperbras no município de Água Clara. A solenidade será realizada na governadoria, na próxima sexta-feira (22), às 10 horas e contará com a presença do prefeito Silas José (PSDB) e de outas autoridades do município.

  • com acréscimo de informação. As licenças ambientais também serão liberadas pelo governador na mesma solenidade.

IMPACTOS

Ao iniciar a construção do empreendimento, o município de Água Clara, com cerca de 14.210 mil habitantes, sofrerá impactos positivos em decorrência do número de trabalhadores que serão contratados para atuar nas obras do complexo industrial.

Essas contratações vão afetar positivamente o município de Água Clara, principalmente no segmento de alimentação, hospedagem e o comércio em geral, inclusive na necessidade de construção de alojamentos para acomodação. Inclusive, a empresa já está no processo de construção de sete casas para abrigar o corpo técnico da empresa.

No tocante aos impactos negativos será o aumento de aluguéis dos imóveis e na segurança pública. “Os benefícios que um empreendimento desse porte traz ao município, supera todos os problemas e já estamos trabalhando para antecipar a esses fatos”, disse ao Perfil News, o prefeito Silas José que comemora com muito entusiasmo essa conquista.

MOVIMENTAÇÃO

De acordo com Mário Gavinho e William Alves Jorge, Diretor Industrial e Gerente Administrativo da Asperbras, a movimentação no pico da obra será em torno de 800 a 850 trabalhadores, e deverá acontecer entre os meses de novembro de 2015 a agosto do próximo ano.

Porém, após a liberação da licença ambiental, o primeiro passo do cronograma é a terraplanagem da área. “Para agilizar o processo, a empresa que vai executar o serviço já está contratada e precisa apenas da autorização para iniciar o trabalho”, disse Gavinho.

“O projeto do empreendimento está sendo desenvolvido pela Connect Designer, empresa com sede em Botucatú (SP), que também irá supervisionar a obra. A Connect possui experiência no projeto e acompanhamento de várias plantas industriais de fabricação de MDF”, enfatizou Gavinho.

TECNOLOGIA ALEMÃ

A objetividade dos empreendedores é tanta que, os maquinários que serão utilizados para equipar a fábrica já foram comprados antecipadamente e estão prontos para serem transportados para o Brasil. São equipamentos de ponta, com tecnologia alemã, frisou Gavinho. Ele adiantou ainda que o projeto prevê a instalação da segunda e terceira linha de produção, que deverá acontecer após dois anos de iniciar a produção.

A capacidade de produção da fábrica será de 250 mil metros cúbicos por ano de placas de MDF, que serão destinados abastecer mercado interno, principalmente a região Centro Oeste, onde não existe nenhuma planta desse segmento nessa região.

DIFERENCIAL

De acordo com William Alves Jorge, por ser um projeto pioneiro do grupo, vamos iniciar com fatia zero de mercado. “Pretendemos conquistar um nicho do mercado, mostrando a qualidade do produto, obedecendo criteriosamente as datas de entregas, tendo um relacionamento direto com o cliente. Esse será o nosso diferencial”, reiterou Jorge

Quanto à questão de mão de obra especializada, segundo informou gerente Administrativo, há um diálogo muito avançado com o Senai, Senar para trazer instrutores de turmas preparatórias especializadas de mecatrônica, secretariado e administrativo. Existe uma preocupação por parte da administração do município em qualificar o maior número de pessoas da região para atender a demanda do complexo industrial, que vai absorver aproximadamente 140 vagas.

LOGÍSTICA

Em relação a logística, Gavinho disse que todo o transporte será rodoviário, mas a empresa estuda um modal ferroviário, para agilizar o transporte. De acordo com o gerente industrial, durante o processo de produção haverá movimentação de uma média de 70 carretas; 40 treminhões para transporte da matéria prima, o eucalipto e 30 para transportar a produção acabada até os centros consumidores.

O grupo controlador da Asperbras atua em vários segmentos do mercado, trabalhando com reflorestamento, criação de gado, construtora, revendedora de automóveis Volkswagen. Com sede em Penápolis, (SP), possui capital 100% nacional. No projeto da fábrica em Água Clara prevê investimentos na ordem de R$ 304 milhões, parte de capital próprios e de linha de créditos.

A maquete da fábrica  da Asperbras que terá capacidade de produção de 250 mil metros cúbicos por ano de placas de MDF, prevista para entrar em operação no primeiro semestre de 2017 (Foto: Reprodução)

Mário Gavinho Diretor Industrial  e William Alves Jorge Gerente Administrativo da Asperbras concedem entrevista exclusiva ao Perfil News falando sobre o empreendimento (Foto: Patrícia Miranda)

Sede da Asperbras em Água Clara onde o projeto da planta da fábrica está sendo desenvolvido e ao fundo as unidades residencias que estão sendo construídas para acomodar a equipe técnica (Foto: Sayuri Baez)

Em relação aos impactos, o prefeito Silas José disse ao Perfil News que os benefícios que um empreendimento desse porte traz ao município, supera todos os problemas (Foto: Patrícia Miranda)

Azambuja libera licença prévia e obras da fábrica de MDF devem iniciar em junho

Azambuja libera licença prévia e obras da fábrica de MDF devem iniciar em junho

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.