23.8 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril de 2024

Bancários de Campo Grande e região fazem carreata por prioridade na vacinação contra Covid-19

No final de maio, um surto foi registrado na agência da Caixa na Avenida Bandeirantes, na Capital. Dos 21 empregados da unidade, seis testaram positivo para o coronavírus na mesma semana

Nesta quarta-feira, dia 16 de junho, os bancários realizam uma carreata para alertar sobre a importância da inclusão da categoria como grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19. A concentração será a partir das 8h30, na Fetems. Às 9h, os trabalhadores vão seguir em direção à Secretaria Estadual de Saúde, no Parque dos Poderes.

Bancários de Campo Grande e região fazem carreata por prioridade na vacinação contra Covid-19

O movimento é organizado pelo Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região (SEEBCG-MS). A atividade bancária é considerada essencial através do Decreto n° 10.282 de 20 de março de 2020, mas os bancários não foram incluídos nas prioridades do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19.

São os bancários, por exemplo, que estão na linha de frente da Caixa Econômica Federal e atendem milhares de pessoas em busca do auxílio emergencial ou de outros importantes benefícios sociais, como FGTS, PIS, Bolsa Família, Seguro Desemprego, entre outros.

PRIORIDADES

“O bancário presta um serviço essencial, desde o início da pandemia, nós não paramos porque a população precisa de atendimento. Se a categoria não pode parar, precisa ser vacinada o quanto antes, precisa ter prioridade”, afirma a presidente do sindicato, Neide Rodrigues.

Durante o lockdown decretado pelo Governo do Estado, os bancos permanecem abertos. Com grande fluxo de pessoas e sem circulação de ar nas agências, as unidades têm se tornado ambientes propícios para disseminação de Covid-19.

No final de maio, um surto foi registrado na agência da Caixa na Avenida Bandeirantes, na Capital. Dos 21 empregados da unidade, seis testaram positivo para o coronavírus na mesma semana. Além disso, também estavam contaminados um segurança e uma faxineira.

“Outras categorias já foram incluídas como prioridade e o trabalhador bancário, que está todos os dias exposto ao vírus, no atendimento à população, ainda não recebeu a vacina, é um risco para a categoria e para o cliente”, ressalta a presidente do sindicato, Neide Rodrigues.

O sindicato já solicitou a inclusão dos bancários como grupo prioritário na vacinação contra Covid-19 para as Secretarias de Saúde do Estado e dos municípios da sua base, que engloba Campo Grande e outros 27 municípios.

O Comando Nacional dos Bancários (que representa a categoria em todo país) também já entregou ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, com a solicitação de inclusão da categoria bancária no PNI, na última sexta-feira, dia 11 de junho.

(*) Assessoria de Comunicação

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.