23.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Banda Cristo Redentor comemora história de 50 anos de sucesso

06/10/2017 08h26

É uma trajetória que se inicia com a antiga Guarda Mirim e que conserva como herança as práticas de disciplina e responsabilidade

Redação

A Banda Marcial Cristo Redentor, na atual gestão um dos vários Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), mantidos pela Secretaria de Assistência Social (SAS) de Três Lagoas, vem comemorando e revivendo, desde o dia 1º de outubro, uma rica história de 50 anos de sucesso.

As comemorações começaram a ser partilhadas com os mais de 220 alunos, crianças, adolescentes e jovens, dos 11 anos em diante, que participam, de segunda-feira a sexta-feira, em dois períodos, do SCFV Banda Cristo Redentor, coordenado pelo maestro Luiz Carlos Relíquias.

O auge das comemorações do Jubileu de Ouro (50 anos) será em evento especial, agendado para o dia 15 de dezembro, numa sexta-feira, com uma histórica apresentação, já denominada “Audição dos 50 Anos da Banda Cristo Redentor”.

Nesse dia, “estaremos também prestando homenagens merecidas a várias pessoas e suas famílias, que marcaram, de uma maneira ou de outra, a história da nossa Banda Marcial Cristo Redentor”, anunciou a secretária de Assistência Social de Três Lagoas, Vera Helena Arsioli Pinho.

INSTITUTO MUSICAL CRISTO REDENTOR

Oficialmente fundada em 1º de outubro de 1967, data da promulgação da Lei que instituiu a Guarda Mirim no município de Três Lagoas, proposta pelo então vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Antônio Tuno Correa da Costa, a Banda Marcial Cristo Redentor surgiu incluído no antigo Instituto Musical Cristo Redentor, entidade que dava personalidade jurídica à Guarda Mirim.

Nos primeiros anos de existência, o Instituto Musical Cristo Redentor possuía sua sede numa área cedida em comodato pela Cesp – Centrais Elétricas do Estado de São Paulo, na antiga Avenida Urubupungá, número 3240 – Hoje Avenida Ranulpho Marques Leal (perímetro urbano da BR-262), em frente à Unidade II da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no prédio, onde até a poucos anos, existia uma moradia estudantil universitária.

No primeiro ano de mandato do saudoso ex-prefeito Miguel Jorge Tabox, no dia de aniversário da Cidade, em 15 de junho de 1989, a Banda Cristo Redentor, inativa por quatro anos, ressurge com a Guarda Mirim e é transferida para um prédio da Prefeitura de Três Lagoas, onde hoje é a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), no Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria.

O Instituto Musical Cristo Redentor teve como primeiro responsável e praticamente fundador, Átila Rodrigues Falcão, conhecido e chamado de “Comandante Ávila”, policial militar e inspetor de menores. Com ele, mais diretamente responsável pela instrução musical, o maestro Vanderley Monteiro e, posteriormente, o famoso maestro Tertuliano de Lima, entre os inúmeros profissionais da música instrumental que passaram pela Banda Marcial Cristo Redentor, nos 50 anos de sua história.

“Temos muitas histórias a lembrar e para contar às nossas crianças, adolescentes e jovens. É uma história marcada com belos e enriquecedores exemplos de caráter, disciplina, educação, persistência e tenacidade”, destacou o maestro Relíquias, que ingressou na Guarda Mirim com 15 anos.
Desde junho de 1996, Luiz Carlos Relíquias é maestro da Banda Marcial Cristo Redentor.
“Primeiro a gente ingressava na Guarda Mirim. Depois é que fazia o teste de aptidão para participar dos ensaios e aprendizado da banda”, contou ele.
“Era um tempo em que a gente se orgulhava ser um guarda mirim, mudar de patente e subir na vida, trabalhando como menino no Banco do Brasil, Cesp e outras empresas de nome da cidade, naquela época”, lembrou o maestro.

HERANÇA

Uma das heranças que marcam a história dos 50 anos da Banda Marcial Cristo Redentor e que tem influenciado no resultado de inúmeras conquistas em competições nacionais, estaduais e regionais, “é a disciplina e a seriedade na partilha de responsabilidades, importantes e básicos fundamentos para a educação”, ressaltou o maestro Relíquias, coordenador do SCFV Banda Cristo Redentor.
“Disciplina é a palavra chave das nossas conquistas”, repetiu o maestro. Ele também confessou que, nas apresentações que a Banda tem feito em outras cidades, “sinto alegria e orgulho do que as pessoas falam dos componentes da nossa Banda, quando se referem à disciplina e ordem que mantêm por onde já passamos”, contou.

Só neste ano, a Banda Cristo Redentor já se apresentou mais de 80 vezes, não só em Três Lagoas, mas também em outras cidades do Mato Grosso do Sul e interior do estado de São Paulo.
“Temos muitos convites para apresentações nas festas de aniversário das cidades, exposições e outros eventos”, informou o maestro.

HISTÓRIA DE SUCESSOS

“Há um bom tempo estamos obtendo o resultado do reconhecimento de uma história de sucessos, conquistados ao longo dos anos, com disciplina, humildade e seriedade”, observou.
“É uma história construída com 10 títulos de campeã nacional, 12 estaduais e incontáveis segundos e terceiros lugares de concursos e competições diversas” contou Relíquias ao mostrar a enorme coleção de troféus da Banda Cristo Redentor.

O primeiro título de campeã nacional foi na cidade de Taubaté (SP), em 2004, quando foi “quebrada” a sequência de títulos conquistados pela então campeã, uma Banda de Campo Grande.
“Temos orgulho de contar às nossas crianças, adolescentes e jovens do SCFV que temos uma história marcada com alguns títulos, como, Tricampeã Nacional de Bandas e Fanfarras no Concurso da Rádio Record (SP); Heptacampeã Estadual de Bandas e Fanfarras no estado de Mato Grosso do Sul; Campeã Nacional do Concurso na Cidade de Goiânia (GO), e outros”, lembrou o maestro.

(*) Assessoria de Comunicação Prefeitura de Três Lagoas

O primeiro título de campeã nacional foi na cidade de Taubaté (SP), em 2004 (Foto/Assessoria)

Banda Cristo Redentor comemora história de 50 anos de sucesso

Banda Cristo Redentor comemora história de 50 anos de sucesso

Banda Cristo Redentor comemora história de 50 anos de sucesso

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.