20.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Barranco cede e mata duas crianças afogadas

10/04/2014 11h51 – Atualizado em 10/04/2014 11h51

Barranco cede e mata duas crianças afogadas em Amambai

Familiares acusam suposto descaso com os corpos

Da Redação

Na tarde da terça-feira, dia 8 de abril, duas crianças indígenas moradoras da Aldeia Amambai, morreram afogadas vítimas da queda de um “barranco” que as soterraram e acabou as asfixiando em uma lagoa localizada as margens da rodovia que liga Amambai a Ponta Porã.

Em esclarecimentos de alguns fatos que surgiram após um dos familiares das crianças ter relatado durante um programa em uma emissora de rádio, que “os corpos das crianças foram abertos e tiveram seus órgãos retirados e seus interiores recheados com papéis e estopas de pano”.

Essa situação veio a tona devido a autópsia realizada nos corpos no IML (Instituto Médico Legal) de Ponta Porã, feito que irritou os familiares das crianças guarani-kaiowá.

Em conversa com Giovane Benites de 19 anos, irmão de uma das vítimas, a menina de 11 e primo do menino de 5 anos, mortos no soterramento, ele relatou que as vítimas e outra criança que estava no local e conseguiu escapar com vida, teriam saído de casa para tomar banho na lagoa que fica cerca de 200 metros da casa da família, logo em seguida, teria iniciado uma forte chuva no local obrigando as crianças a se esconderem em baixo do barranco que desmoronou, com a intensidade da chuva, a parte de cima do morro cedeu vindo a cair em cima das crianças e as esmagando.

SOBREVIVENTE

A criança que sobreviveu correu buscar ajuda, mas Giovane não conseguiu remover o pedaço de terra sobre os menores que vieram a óbito.

Uma empresa funerária de Amambai esteve no local para buscar os corpos e se dirigiu até o Hospital Regional, onde recebeu a ordem para levar as vítimas até o IML (Instituto Médico Legal) de Ponta Porã para que fossem realizado e exame necroscópico, feito que ocorre regularmente em caso de morte à esclarecer, ou seja, por causas não naturais.

Segundo a empresa funerária os corpos foram conduzidos de forma normal até o IML para a realização dos procedimentos cabíveis e por volta das 13h40 da madrugada dessa quarta-feira, dia 9, as crianças foram trazidas novamente para a aldeia.

Segundo relatos de representantes da empresa ao chegar no local, um dos funcionários da funerária teria sido repreendido pelos familiares das vitimas e questionado a origem de uma fita adesiva que estaria colada em todo o tórax da menina, pressupondo que os órgãos teriam sido retirados.

Com isso, o funcionário acuado com a situação, fugiu do local deixando para trás o carro da empresa e todos os equipamentos.

AUTÓPSIA

O proprietário da empresa funerária que transportou os corpos relatou que “os familiares das crianças, assim como muitos outros indígenas, não aceitam que os corpos tivessem sido abertos para que o procedimento de autópsia fosse realizado, mas é assim que acontece em todos os casos”, relatou o dono da funerária.

Em contato via telefone, o auxiliar do médico que realizou, junto com o médico legista, o procedimento no IML relatou a nossa reportagem que “esses procedimentos são completamente normais. Tudo que foi feito com essas crianças é feito em qualquer outra situação. Não existe essa situação dos órgãos terem sido extraídos e recebido outro destino. Tudo é examinado e recolocado no lugar e costurado, procedimento padrão”, comentou o auxiliar.

(*)Com informação de A Gazeta News

Por se tratar de morte não natural, corpos teriam passado por autópsia no IML. Família contesta o motivo de ter aberto as crianças e fazem acusações de possível violação de cadáver (Fotos: Bruno Martins)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.